Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lilia Schwarcz

Historiadora Lilia Schwarcz vai ocupar cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras

A escritora foi eleita com 24 votos e irá ocupar a cadeira de número 9 que pertencia a poeta que morreu no último ano

Isabelly de Lima Publicado em 07/03/2024, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A historiadora e escritora Lilia Schwarcz - Reprodução / Youtube / Lili Schwarcz
A historiadora e escritora Lilia Schwarcz - Reprodução / Youtube / Lili Schwarcz

Nesta quinta-feira, 7, a historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz foi eleita para ocupar a cadeira de número 9 da Academia Brasileira de Letras. Ela vai ocupar o lugar de Alberto da Costa e Silva, historiador, diplomata e poeta que faleceu em novembro de 2023.

Lilia, atual professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Visiting Professor em Princeton superou os 12 votos do escritor e diplomata Edgar Telles Ribeiro, com um total de 24 votos, segundo o portal O Globo.

Schwarcz possui mais de 30 livros publicados, com temáticas que variam entre a escravidão, a cultura popular, questões raciais e o Brasil colonial. Indicada diversas vezes para o prêmio Jabuti — o mais importante prêmio da literatura brasileira —, ela ganhou na categoria Livro do Ano em 1999 com a obra "As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos".

Duro desafio

De acordo com Lilia, um dos principais desafios para os historiadores é a limitação de arquivos históricos, que possuem a tendência de excluir as minorias quando falam sobre a formação do país. Em uma palestra na Feira Literária Internacional de Paraty de 2022, ela disse:

Nossa historiografia é colonial, masculina, sudestina e cheia de silêncios”. “Dizem: ‘Você é historiadora, então, deve ser ótima de memória’. Respondo: ‘Não, porque a história lembra um pouquinho e esquece muito, sobretudo a população negra e as pessoas fora dos espaços de poder’”.