Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tráfico internacional de bebês

Homem é preso sob suspeita de tráfico internacional de bebês em São Paulo

O homem, que é de nacionalidade portuguesa, foi preso pela Polícia Federal em Valinhos, no interior de São Paulo, na última segunda-feira, 4

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/12/2023, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de 4711018 por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de 4711018 por Pixabay

Um homem de nacionalidade portuguesa foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira, 4, em Valinhos, no interior de São Paulo, sob suspeita de envolvimento em tráfico internacional de bebês. Conforme informações do inquérito policial, ele chegou a levar uma recém-nascida para a Europa.

Como parte da Operação Deverra, os agentes da PF executaram quatro mandados de busca pessoal e uma ordem de busca e apreensão. O português foi preso preventivamente, e as diligências foram conduzidas nas cidades de Valinhos e Itatiba.

A investigação teve início em 30 de novembro após uma notificação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) informando que um bebê recém-nascido em Valinhos, ainda no hospital, havia sido abandonado pela mãe e registrado como filho do referido homem de nacionalidade portuguesa.

As suspeitas recaíram sobre possível tráfico internacional de bebês, e verificou-se que, em menos de um mês, o mesmo indivíduo havia registrado outra recém-nascida no mesmo hospital como sua filha.

Segundo o portal Metrópoles, a PF constatou que esses registros de paternidade foram realizados mediante o uso de documentos falsos perante a Justiça Estadual, em diferentes juridições, acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês, possibilitando sua saída do país sem o consentimento da mãe.

Viagens

De acordo com a PF, foram constatadas quatro viagens feitas pelo investigado entre Brasil e Portugal, em 2015, 2021 e 2023. Em 2023, foram realizadas duas viagens, sendo que, na última, em 24 de outubro, o português levou consigo uma recém-nascida para seu país natal, retornando agora sem a criança. Há suspeitas de que ele tenha retornado para buscar o outro bebê que permanece no hospital.