Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Trabalho escravo

Homem em situação análoga à escravidão comia comida dada a porcos

Vítima é uma pessoa que vivia nas ruas e que aceitou trabalhar para ter um local para se abrigar; local, no entanto, era totalmente insalubre

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/03/2023, às 07h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local em que homem vivia era insalubre - Divulgação / TV Globo
Local em que homem vivia era insalubre - Divulgação / TV Globo

A Guarda Ambiental de Nova Iguaçu resgatou, na região da Baixada Fluminense, um homem em situação análoga à escravidão na última segunda-feira, 27. A vítima, que tem 51 anos de idade, contou que viva nas ruas e aceitou trabalhar na criação irregular de suínos em troca de um abrigo. No entanto, as condições oferecidas eram precárias e desumanas.

O homem trabalhava de segunda a segunda, não tinha banheiro, nem água potável disponível, nem local adequado para dormir. Além disso, não recebia remuneração e se alimentava da mesma lavagem que dava aos porcos.

A denúncia chegou até a Guarda Ambiental na semana anterior, mas só foi possível resgatar o homem na segunda-feira, quando foi encontrado dormindo no local.

Maus-tratos

Segundo informações do portal de notícias G1, o ambiente insalubre não era adequado nem mesmo para a criação dos porcos, que sofriam maus-tratos e eram abatidos de forma ilegal com dispersão de vísceras na margem de um rio, contaminando o solo e os recursos hídricos da região.

A Polícia Civil está investigando o caso e o suspeito poderá responder por crimes ambientais, como poluição do solo e dos recursos hídricos, atividade potencialmente poluidora e maus-tratos aos animais, além do regime análogo à escravidão. O proprietário do local, que morava próximo ao terreno, em Austin, foi preso em flagrante.

Após o resgate, a vítima recebeu os primeiros cuidados básicos e foi acolhida pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), que também irá tentar localizar sua família.