Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Hostilidade contra hindus cresce no Paquistão após criança urinar em tapete muçulmano

O garoto, que era de uma família hindu e tinha 8 anos, foi acusado pelo crime de "blasfêmia"

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 09/08/2021, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de local com tapete muçulmano, objeto usado pelos praticantes da religião para rezar - Divulgação/Pixabay
Fotografia meramente ilustrativa de local com tapete muçulmano, objeto usado pelos praticantes da religião para rezar - Divulgação/Pixabay

Na província de Punjab, localizada no Paquistão, um garoto hindu de 8 anos de idade foi enviado para a cadeia após urinar em um tapete sagrado que estava no chão de uma biblioteca muçulmana. O caso foi repercutido pelo UOL nesta segunda-feira, 9. 

O crime cometido pelo menino foi de “blasfêmia”, ou seja, uma ofensa contra os deuses ou símbolos pertencentes a uma religião. Segundo determinado pelas leis do país, a infração é punido com a pena de morte

Conforme divulgado pelo The Guardian, embora a justiça do Paquistão nunca tenha de fato sentenciado à execução aqueles acusados pelo crime, essas pessoas frequentemente acabam sendo assassinadas por grupos radicais islâmicos. 

O garoto hindu foi pego em flagrante por policiais, e passou uma semana na prisão antes de ser liberado sob pagamento de uma fiança. Sua família também decidiu se esconder por medo de possíveis ataques:

 "Deixamos nossas casas e trabalho, toda a comunidade está assustada e temos medo de reações. Não queremos voltar a esta área. Não vemos que nenhuma ação concreta e significativa será tomada contra os culpados ou para proteger as minorias que vivem aqui", relatou um dos familiares, que preferiu manter sua identidade anônima, em entrevista ao The Guardian. 

A fonte ainda comentou que o menino acusado nem mesmo entendia o que havia feito de errado, e por qual motivo havia ficado encarcerado. 

Vale comentar que o caso gerou manifestações por parte de muçulmanos, que são a maioria religiosa no país. Outra reação foi a vandalização de um templo hindu, o que também levou muitos praticantes do hinduísmo a abandonarem suas casas para se protegerem de represálias. 

Veja abaixo um vídeo postado no Twitter que registrou um ataque a templo hindu:

“As leis de blasfêmia do Paquistão têm sido abusadas há muito tempo para atingir grupos minoritários, mas este caso marca um afastamento chocante e extremo. Além de garantir que essas acusações absurdas sejam retiradas, as autoridades do Paquistão devem fornecer imediatamente proteção adequada para o menino, sua família e a comunidade hindu em geral”, exigiu a Anistia Internacional através de um comunicado publicado em seu site oficial.