Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Imagens inéditas da abordagem de George Floyd são vazadas por jornal britânico

As câmeras estavam no colete de dois policiais envolvidos e, até então, só haviam sido exibidas durante o julgamento dos envolvidos no crime

Redação Publicado em 05/08/2020, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho do vídeo vazado em que Floyd se mostra amedrontado com a presença da polícia - Divulgação - Youtube
Trecho do vídeo vazado em que Floyd se mostra amedrontado com a presença da polícia - Divulgação - Youtube

Após ter sido morto no final de maio em uma ação policial, a morte do americano George Floyd desencadeou uma série de protestos pelo mundo sobre questões raciais e a brutalidade policial, principalmente com a população negra. Agora, o jornal britânico Daily Mail teve acesso às câmeras de dois policiais envolvidos na ação dando uma visão mais clara sobre os eventos que antecederam a morte do homem negro.

São mais de 18 minutos mostrando a abordagem que dois dos policiais envolvidos no assassinato, Alex Kueng e Thomas Lane, utilizaram para abordar o homem que, supostamente, comprou cigarros em uma loja de conveniência com uma nota falsa.

Pelas imagens, é possível notar  que desde o primeiro momento, Floyd se mostrou assustado e pediu repetidas vezes para que não atirassem nele. Os policiais afirmaram que não iriam, mas foram completamente inerentes às diversas vezes em que o homem, que afirmou ser claustrofóbico, fez. Especialmente quando o imobilizaram no chão.

As imagens, que até então tinham sido exibidas apenas para um seleto grupo de pessoas durante o julgamento dos policiais no caso, foram vazadas para o jornal inglês que agora as compartilha com o mundo. Floyd, antes de ser jogado no chão, resistiu às tentativas dos policiais de entrar no banco de trás da viatura após afirmar diversas vezes que era claustrofóbico.