Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Indiana realiza sonho ao concluir alfabetização aos 104 anos

A idosa tirou 89 de 100 pontos no exame nacional de alfabetização

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 07/12/2021, às 14h21 - Atualizado às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de reportagem onde Kuttiyama lê um livro - Divulgação / Vídeo / BBC
Trecho de reportagem onde Kuttiyama lê um livro - Divulgação / Vídeo / BBC

Uma mulher indiana identificada como Kuttiyama chamou atenção pela conclusão de um novo ciclo da vida por intermédio da educação; a mulher possui 104 anos e nunca tinha frequentado a escola devido a um casamento arranjado ainda com pouca idade, tendo de se dedicar a vida doméstica.

Contudo, sempre nutriu o interesse em resolver os problemas com aprendizagem ao longo da vida, pondo em prática um sonho secular pouco depois de completar seu centenário. A idosa decidiu se matricular em um programa de alfabetização do governo e, finalmente, aprender a ler e escrever.

Com o auxílio das aulas online dos netos e com o amparo da literatura local, onde passou a reconhecer palavras e estudar para a alfabetização.

Ao longo da pandemia, o esforço pela aprendizagem deu resultado, como revelou a BBC; ao participar da prova oficial de alfabetização na Índia, ela atingiu 89 pontos de 100.

Em entrevista à emissora britânica, ela manifestou felicidade por ainda ter a oportunidade de desbravar novos caminhos por meio da leitura e escrita, mas lamenta o fato de não poder realizar um sonho: “Sempre quis ser professora, mas como não fui à escola, isso nunca aconteceu”, concluiu.