Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Influenciadora é detonada ao explicar crise entre Ucrânia e Rússia: 'Apague isso'

Rafa Kalimann enfrentou duras críticas nesta quinta-feira, 24

Redação Publicado em 24/02/2022, às 21h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A apresentadora Rafa Kalimann - Divulgação/Vídeo
A apresentadora Rafa Kalimann - Divulgação/Vídeo

Após Vladimir Putin, presidente da Rússia, ter iniciado a invasão da Rússia na Ucrânia nesta quinta-feira, 24, muitos internautas têm encontrado dúvidas a respeito da invasão e os desdobramentos.

Ao utilizar suas redes sociais nesta quinta-feira, Rafa Kalimann, atual apresentadora de um quadro do programa Big Brother Brasil, aproveitou sua visibilidade para explicar o que acontece neste momento na Ucrânia, contudo, internautas não reagiram bem. 

Apesar de ter advertido os usuários do Twitter ao publicar se "tiver algum ponto de equívoco", e que se tratava de um 'resumo pessoal', a influencer se deparou com inúmeras criticas.

Rafaela, você não é internacionalista, você não é jornalista política, você não possui instrução em ciência política ou qualquer percepção de história internacional ou sequer de política externa. Em respeito aos seus seguidores, apague isso. É pura desinformação", escreveu um internauta. 

O que Kalimann escreveu?

Bom, ao escrever no Twitter, a apresentadora de entretenimento recapitulou a criação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte', durante a Guerra Fria entre URSS e EUA. 

"Existe a organização que os EUA e muitos países fazem parte que é a OTAN e existiu a URSS que a Rússia fazia parte. Com o tempo a OTAN se mostrou mais eficiente do que a URSS que foi rompida com o fim da guerra fria e muitos países começaram a formar aliança com a OTAN", escreveu ela. "Mas a Ucrânia que se tornou independente há apenas 30 anos, não. E desde então existe uma indecisão se ela se torna mais próxima da Rússia ou da OTAN (lado dos EUA) onde ela demonstrou ter uma tendência maior nos últimos anos e pra Rússia isso não é nada bom". 

Em seguida, Rafa ressalta que existem questões 'culturais envolvidas'. 

"Acontece a Rússia ainda vê a Ucrânia como “parte deles”. Importante frisar que antes a capital da Rússia era Kiev, que hoje é a capital da Ucrânia, tem muitas questões culturais envolvidas, famílias formadas por ucranianos e russos por exemplo", continua ela.

"O x da questão é que a Rússia não quer um vizinho convertido ao ocidente, um vizinho inscrito na Otan, eles querem preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Tem a ver com laços culturais, mas sobretudo com laços políticos", finaliza. 

Internautas debatem

Após a publicação, internautas chamaram atenção da influenciadora. 

"Não é hora de "emitir opinião", é hora de acompanhar especialistas sobre o tema p/ q consigamos enxergar para além das manchetes. Não existe "resumo pessoal" de uma pessoa sem qlqer formação na área em um momento tão sério, Rafaela. Apague isso", escreveu outro. 

Outro perfil pediu para a apresentadora 'ter noção'. 

"Minha filha, tenha noção! Se você não possui conhecimentos apurados/aprofundados sobre o assunto, não publique nada sobre. Você como influencer de milhões de seguidores não pode prestar desserviço assim, tenha responsabilidade". 

Outros internautas defenderam a apresentadora. Após uma conta responder a publicação com 'deixa para quem entende do assunto', um internauta rebateu. 

"Ela colocou de forma resumida o que a história conta, não tem lógica você vim aqui e postar vamos deixar pra quem entende, se for assim teria que erradicar a aula de história da grade curricular, de acordo com sua opinião, né? Menos", escreveu. 

"O povo caindo em cima dizendo que você não sabe do que tá falando, sendo que você não falou nada de errado e isso só demonstra que estão tão desesperados pra lacrar, que eles próprios sabem tão pouco ou até menos que você", defendeu outro internauta.

++Aliança, apoio dos EUA e exigências: Entenda o conflito entre a Rússia e a Ucrânia;