Notícias » Arqueologia

Inscrição do período romano é descoberta ao acaso em canteiro de obras na Turquia

A estela encontrada pode ter ao menos 2 mil anos e representa duas figuras curiosas

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/01/2021, às 13h52

Laje romana encontrada na Turquia
Laje romana encontrada na Turquia - Divulgação - AA Photo

Uma estela romana foi encontrada totalmente ao acaso na província de Bursa, no noroeste da Turquia. Erdoğan Tunaboylu estava trabalhando em sua casa quando passou a observar o canteiro de uma obra que estava sendo realizada nas proximidades. 

Ele foi o único a perceber a existência do artefato notável: os trabalhadores da construção nem se deram conta que tinham desenterrado uma laje com inscrições que possivelmente data do começo do período romano na região.

“Havia duas placas de mármore meio enterradas no solo. A primeira laje era plana e comum, mas quando peguei a outra vi inscrições e figuras”, contou o homem ao Daily Sabah.

Ele convocou as autoridades do local e o Museu de Arqueologia de Bursa ficará responsável pela análise do artefato. Acredita-se que ele tenha ao menos 2 mil anos, remontando à era romana

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.