Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Inscrição encontrada em pedra revela que suborno já existia na Roma Antiga

A estela encontrada na Bulgária, na década de 1920, foi finalmente decifrada por especialistas

Giovanna Gomes Publicado em 21/11/2020, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da inscrição decifrada - Divulgação / Museu Regional de História
Imagem da inscrição decifrada - Divulgação / Museu Regional de História

Uma estela de pedra encontrada por arqueólogos na década de 1920 foi finalmente decifrada por especialistas. O monumento está localizado na cidade de Nicópolis ad Istrum, cerca de 18 km de Veliko Ternovo, no norte da Bulgária. Quebrado em quatro pedaços, ele possui uma inscrição romana de 37 linhas esculpida em grego.

De acordo com os pesquisadores búlgaros, a mensagem se trata de uma cópia de uma carta enviada pelo imperador Septimus Severus (145-211 d.C.) e por dois de seus filhos aos moradores de Nicópolis ad Istrum. Nela, o soberano agradece ao povo pelo apoio financeiro que recebeu: 700 mil denários, o que hoje seria em torno de alguns milhões de dólares. “Aceitei este dinheiro dado por pessoas bem-intencionadas”, escreveu.

No entanto, a oferta não se tratava de um simples ato de benevolência. Antes que Septimus Severus se tornasse imperador, a população local havia apoiado um de seus rivais para que ascendesse ao trono. Desse modo, o suborno seria a maneira que as pessoas encontraram de conquistar a confiança do imperador.

Há, ainda, uma mentira política na inscrição apontada pelos especialistas. O soberano se diz herdeiro de Marco Aurélio, porém ele não tinha qualquer relação com o antigo imperador, uma vez que tomou o poder, rompendo com a antiga dinastia.

Roma Antiga

 A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).

O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.