Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

Jogadores da Inglaterra fazem ato antirracista antes de estreia na Copa

Antes de iniciar a partida entre a Inglaterra e o Irã, jogadores ingleses se ajoelharam em campo

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 21/11/2022, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores da Inglaterra ajoelhados antes do início da partida de estreia na Copa do Mundo de 2022, contra o Irã - Getty Images
Jogadores da Inglaterra ajoelhados antes do início da partida de estreia na Copa do Mundo de 2022, contra o Irã - Getty Images

No último domingo, 20, a Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, teve seu início. O país, que vem sendo tema de diversas conversas pelo mundo, é conhecido principalmente por algumas medidas conservadoras e até mesmo preconceituosas que marcam as leis lá vigentes.

Porém, como a competição de futebol promove também uma grande troca cultural e interação entre diversas nações e diferentes pessoas, algumas das leis vigentes no Qatar vêm sendo grandemente questionadas, em especial a proibição de venda de cerveja para o evento esportivo, ou a criminalização da homossexualidade

Visto isso, algumas equipes do torneio de futebol têm, inclusive, se posicionado diretamente frente a essas questões controversas que marcam o país sede da maior competição futebolística do mundo. A exemplo, a Inglaterra chamou bastante atenção após um ato realizado antes do início de sua partida de estreia nesta segunda-feira, 21.

No ato em questão, os jogadores da seleção inglesa se ajoelharam em campo, antes do início da partida. A ação consiste em uma forma de protesto ao assassinato sofrido por George Floyd, sufocado por um policial que se ajoelhou em seu pescoço, nos Estados Unidos, em maio de 2020.

Fotografia de jogador inglês ajoelhado em ato antirracista no Qatar
Fotografia de jogador inglês ajoelhado em ato antirracista no Qatar / Crédito: Getty Images

Importância do gesto

O gesto de se ajoelhar no início das partidas deve ser repetido pela seleção inglesa ao longo de todo o campeonato no Qatar, visto que a manifestação em prol do movimento antirracista já vinha sendo constantemente reproduzida no Campeonato Inglês, como informado pelo UOL.

Discutimos sobre ajoelhar, e chegamos à conclusão que devemos fazer isso. É o que acreditamos como time, e temos feito isso por muito tempo", disse o técnico inglês, Gareth Southgate, que enxerga o movimento como uma mensagem importante e que deve ser transmitida a todos.

Apesar disso, vale lembrar que a Inglaterra foi uma das sete seleções que não optaram por tentar aderir à braçadeira de capitão com as cores do arco-íris, em outro movimento organizado entre diversos países contra a homofobia no Qatar.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!