Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lampião

Lampião e Maria Bonita: Filha do casal processa autor de livro sobre o cangaceiro

Expedita Ferreira Nunes, filha do casal, está processando o autor do livro "Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda: o Perfil de um Criminoso Conhecido e Famoso Pela Alcunha Lampião"

Redação Publicado em 22/11/2023, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Expedita Ferreira Nunes - Reprodução/Instagram/@lampiaomariabonita.official
Expedita Ferreira Nunes - Reprodução/Instagram/@lampiaomariabonita.official

A filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira Nunes, está processando por danos morais Tiago Pavinatto, autor de um livro sobre o cangaceiro, numa causa com valor de R$ 245 mil. São ré no processo tanto o autor de “Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda: o Perfil de um Criminoso Conhecido e Famoso Pela Alcunha Lampião” quanto a editora Almedina.

A defesa da filha de Lampião, em uma nota, diz que a família “foi surpreendida” com a publicação do livro de Tiago, e que ele tem produzido conteúdos “carentes de fundamentos históricos” e “caracterizados por um teor extremamente agressivo à honra de Lampião e de seus familiares”.

Segundo repercutiu o Splash, do portal de notícias do UOL, os advogados relatam que a ação não tem a finalidade de impedir a circulação e comercialização da obra, mas “resguardar os fatos históricos e assegurar a devida retratação dos familiares de Lampião”. Além disso, a nota também informa:

Destacamos que a família Ferreira tem atuado ativamente para coibir qualquer tentativa de exploração comercial desautorizada dos nomes de Lampião e Maria Bonita, e reiteramos nosso compromisso em continuar a proteger a memória e o legado dessas figuras históricas".

Outros detalhes 

No processo movido por Expedita Ferreira Nunes, ela quer que seja “reconhecido o abuso do exercício da liberdade de expressão e informação dos demandados”, e pede que Tiago e a editora sejam condenados por submeter Lampião a “desprezo público, com intento comercial e lucrativo”.

Vale destacar que a ação pede ainda que os demandados sejam condenados a “remover o excesso de linguagem e adjetivação que implica em menções desonrosas à figura de Lampião”, sob pena de multa diária, além de uma nota de retratação.