Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Líder número dois do Talibã chega a Cabul para estabelecer um novo governo

Abdul Ghani Baradar é cofundador do grupo fundamentalista que voltou ao poder no Afeganistão

Redação Publicado em 21/08/2021, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abdul Ghani Baradar - الحكومة الأفغانية/Wikimedia Commons
Abdul Ghani Baradar - الحكومة الأفغانية/Wikimedia Commons

Abdul Ghani Baradar, cofundador e segundo líder do grupo extremista Talibã, chegou neste sábado, 21, à capital do Afeganistão, Cabul, com a finalidade de "se encontrar com oficiais jihadistas e líderes políticos para o estabelecimento de um governo inclusivo", conforme informou um membro do Talibã.

Segundo o UOL, outros chefes do grupo foram vistos na cidade nos últimos dias, como Khalil Haqqani, um dos nomes mais procurados pelos Estados Unidos em todo o mundo. Ele esteve em um encontro com Gulbuddin Hekmatyar, quem bombardeou Cabul durante a guerra civil ocorrida entre 1992 e 1996.

Baradar, que se encontrava no Catar, chegou ao Afeganistão na terça-feira, 17, dois dias após o país ter sido tomado pelos fundamentalistas. O líder desembarcou na província de Kandahar, localizada no sul do território, onde surgiu o grupo na década de 1990.

O portal de notícias informou ainda que, pouco tempo após sua chegada, o Talibã divulgou que seu governo seria "diferente" do anterior e que o mesmo seria "inclusivo".