Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Culinárias

Lista de 'melhores culinárias do mundo' enfurece internautas: 'Brasil abaixo dos EUA?'

Posição do Brasil no ranking de 'melhores culinárias do mundo' irritou internautas

Redação Publicado em 24/12/2022, às 12h00 - Atualizado em 25/12/2022, às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prato típico dos EUA (à esqu.) e a lista (à dir.) - Pixabay e reprodução/Twitter
Prato típico dos EUA (à esqu.) e a lista (à dir.) - Pixabay e reprodução/Twitter

O que seria apenas a divulgação de uma lista de 'melhores culinárias do mundo' acabou enfurecendo internautas ao do redor do mundo. Isso porque muitos não entenderam como os Estados Unidos ficaram à frente de países como o Brasil e França. Além disso, a Inglaterra não apareceu nem no top 30 da lista.

A lista que causou polêmica foi divulgada pelo site gastronômico TasteAtlas, descrito como "um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos". O ranking conta com as '95 melhores culinárias do mundo' e foi divulgado na última semana através do Twitter.

Enquanto a Itália ocupa o topo da lista, os EUA ficaram em 8º lugar, o que surpreendeu internautas, afinal, o país ficou à frente da França, em 9º lugar, enquanto a Inglaterra ocupa o 29º lugar na lista. O país de Biden também está a frente de nações como Tailândia, Líbano e Malásia. 

"Esta é uma lista que você faria se nunca tivesse se alimentado com comida", respondeu um internauta nos comentários da lista. "Estados Unidos e Inglaterra não estarem na zona de rebaixamento dessa lista É UM CRIME", escreveu um brasileiro. 

Já o Brasil ocupa 12º lugar no ranking do site, o que também acabou por chamar a atenção de muitos brasileiros, que não deixaram de repercutir a polêmica. 

"No dia que a culinária brasileira for pior do que a norte-americana eu viro um prédio de 12 andares no centro de Maceió", brincou um internauta a respeito da posição da comida brasileira na lista. "Estados Unidos na frente do Brasil sendo que a comida mais famosa daquele país é um macarrão com queijo processado", ironizou outro internauta.

"Como assim o hot dog tá em 8° e a feijoada em 12°??", escreveu um internauta ao descrever a posição das nações na lista que causou polêmica. 

Com a Itália em primeiro lugar, a lista é seguida pela Grécia, Espanha, Japão e Índia. Já a Eslováquia ficou em 50º, ou seja, o último país listado na imagem compartilhada no Twitter. Já a Noruega ficou em 95º no ranking geral do site.

O que diz o site

Em comunicado enviado ao Newsweek, o site responsável pela lista disse que está acostumado com a repercussão da lista.

"Todos os anos, quando publicamos a lista, há muitas pessoas furiosas, até mesmo ligações de embaixadas. Aprendemos a conviver com isso", afirmou TasteAtlas no comunicado.

[Colocar ALT]
A lista completa de 'melhores culinárias do mundo' /Crédito: TasteAtlas

O veículo também aproveitou para explicar a metodologia. "Vamos esclarecer nossa metodologia. Somos um site dedicado a pratos tradicionais locais com um banco de dados de mais de 15.000 pratos e ingredientes. Ao longo do ano, as pessoas classificam esses alimentos (não cozinhas) em nosso banco de dados", diz o comunicado.

"Alguns votos são reconhecidos pelo nosso sistema como inválidos", destacou o TasteAtlas, mencionando "votos nacionalistas: as pessoas de um país dão notas altas a seus pratos e notas baixas a seus vizinhos. Não contamos esses votos".

O comunicado também diz que "no final do ano, fazemos a média dos pratos mais bem avaliados em cada cozinha (para que a França não seja derrubada por sapos, por exemplo). E pronto". O veículo reconhece que "ninguém gosta dessa lista, mas é um reflexo das vozes válidas de pessoas reais. É por isso que escrevemos: 'não nos odeie; estamos apenas contando votos".