Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

A luxuosa coleção de joias de Elizabeth II que tinha itens do Brasil

A rainha Elizabeth II foi presenteada com joias pelo governo brasileiro por três vezes

Redação Publicado em 09/09/2022, às 18h11 - Atualizado às 18h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Rainha Elizabeth II - Foto de Sean Gallup na GettyImages
Imagem de Rainha Elizabeth II - Foto de Sean Gallup na GettyImages

O estilo de rainhaElizabeth II, foi um marco ao longo de sua vida. Era comum ver a monarca sempre com um vestido reto, um chapéu ou lenço, seus broches e, claro, suas joias.

A monarca, que faleceu nesta quinta-feira, 8, aos 96 anos, tinha uma estimativa de 300 itens, incluindo broches, colares, pulseiras, brincos, anéis, relógios e pingentes. Muitos desses itens foram presentes, incluindo um vindo diretamente do governo brasileiro.

Considerado um dos favoritos da rainha, o conjunto de diamantes e pedras preciosas água-marinhas, está em sua coleção desde 1953 e foi um e colar e brinco, dados de presente pelo governo brasileiro em sua coroação. Os itens foram entregues por João Baptista Mascarenhas de Moraes, que representou o Brasil na cerimônia de coroação, a presenteando em nome de Getúlio Vargas.

Essa não foi a única vez que a rainha foi presenteada, cinco anos depois ela ganhou novos itens que foram acrescentados ao seu conjunto feito de águas-marinhas extraídas do alto da Pedra da Onça, no Espírito Santo.

Em 1968, sua terceira visita ao Brasil, ela foi presenteada por Artur Costa e Silva, com novas peças. Ela remodelou algumas e encomendou uma nova tiara para combinar com seu conjunto. Como repercutido pelo Universa UOL, são mais de 10 águas-marinhas de 120 quilates e 647 brilhantes.

Elizabeth II, usou essa tiara, inclusive quando recebeu o ex-presidente Lula, em Londres. O item é considerado um dos mais belo de toda a sua coleção. Ela foi vista usando o conjunto pela última vez em 2011, durante uma visita à Austrália.

Coleção de joias

Elizabeth II tinha uma das mais ricas e valiosas coleções da história e para diferenciar suas peças entre aquelas que faziam parte da Coroa e as de coleção pessoal, ela usava as chamadas "joias da coroa" na abertura anual do Parlamento ou em coroações e as pessoais em ocasiões formais ou informais.