Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Rainha Elizabeth

O que explica Elizabeth II sempre usar um colar de pérolas?

Entenda a origem da tradição dos fios de pérola pendurados no pescoço da rainha em eventos importantes da coroa britânica

Redação Publicado em 03/07/2022, às 08h00 - Atualizado em 11/07/2022, às 13h31

Elizabeth e Philip durante cerimônia de casamento - Divulgação/Royal.uk
Elizabeth e Philip durante cerimônia de casamento - Divulgação/Royal.uk

A rainha Elizabeth II é famosa por seus visuais marcantes, com vestidos monocromáticos, muitas vezes floridos, mas sempre bastante coloridos e chamativos. Sempre que aparece em público, a monarca britânica chama atenção e se torna assunto nas redes sociais.

“Nosso papel como seus vestidos é garantir que Sua Majestade esteja adequadamente vestida para cada ocasião”, explicou a conselheira de moda real Angela Kelly, responsável por deliberar as roupas da soberana, em seu livro de memórias “The Other Side of the Coin” (2019).

Mas fora as roupas tão ilustres da rainha, Elizabeth também conta com outros detalhes que tornam seu visual extremamente característico: acessórios compõem o look, em especial colares de pérolas que são usados em eventos importantes da coroa britânica.

A soberana já foi vista usando esse tipo de jóia em momentos notórios da história da família real britânica, como em seu casamento com o príncipe Philip, em 20 de novembro de 1947, e no funeral do marido, que aconteceu em 17 de abril do ano passado.

Elizabeth e o príncipe Andrew no funeral de Philip / Crédito: Getty Images

Na cerimônia de casamento, a monarca britânica optou por um colar de pérola com dois fios, enquanto no funeral de Philip, usou um com três, que parece ser seu tipo preferido já que é frequentemente vista usando essa quantidade de fios de pérola, ainda que tenha colares de até seis fios.

Por sempre contar com esse truque de styling no seu visual, acredita-se que a rainha possua uma extensa coleção de colares de pérolas, elemento ao qual ela pode recorrer quando precisa em eventos importantes.

Colares na realeza

Segundo Leslie Field, autora do livro “The Queen's Jewels: The Personal Collection of Elizabeth II” (1987), não é por acaso que Elizabeth tem costume de usar colares de pérola. Na verdade, essa é uma tradição de centenas de anos que surgiu na família real.

As pérolas são tradicionais para as rainhas, nunca houve uma rainha que não usasse pérolas”, contou Field à revista “People”. "Elas são raras, belas e brilhantes, e quanto mais você as usa, mais brilhantes elas se tornam”, completou.
Rainha usando colar de pérolas de três fios em evento / Crédito: Getty Images

A especialista explicou que tudo começou com uma tradição criada pela rainha Vitória. "Ela dava a cada uma de suas filhas e netas uma pérola todos os anos como presente de aniversário para que, quando atingissem a maioridade, aos 18 anos, tivessem pérolas suficientes para completar um colar”, disse.

E, com Elizabeth, isso teria sido mantido, ao que ela recebia duas pérolas de seus pais todos os anos para que pudesse completar um colar com o tempo. Ainda assim, chegou a receber um colar de pérolas completo quando foi coroada, em 1937.

Elizabeth usando o acessório / Crédito: Getty Images

Por conta das tradições, é possível que a soberana tenha se tornado uma amante do acessório desde muito jovem e continuado com a paixão pela peça até os dias de hoje, já que ainda é vista utilizando os colares em eventos atualmente.

Como relembrou a revista Vogue, ainda há uma regra de etiqueta que pode ter ressaltado essa paixão da rainha pelos colares para além da estética deles. Segundo o que se sabe, indica-se usar pérolas durante o dia e, após as 18h, o mais apropriado é usar diamantes.


Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora!