Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Apreensão

Mais de 20 toneladas de barbatanas de tubarão são apreendidas pelo Ibama

A apreensão foi a maior deste tipo já registrada no mundo

Redação Publicado em 19/06/2023, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Barbatanas recolhidas pela Ibama - Divulgação/Ibama
Barbatanas recolhidas pela Ibama - Divulgação/Ibama

Nesta segunda-feira, 19, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama) divulgou os resultados de uma operação do órgão em que foram apreendidas 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão.

Conforme repercutido pelo portal de notícias do G1, essa apreensão, quando se refere a barbatanas, foi a maior já registrada no mundo

Vale destacar que o material apreendido corresponde a nadadeiras dos tubarões azul e anequim que, no último dia 22, entraram na lista de animais ameaçados em extinção. Além disso, de acordo com o Ibama, com a quantidade de barbatanas recolhidas, estima-se que 10 mil tubarões tenham sido mortos.

Outro detalhe é que, no Brasil, a pesca direcionada para tubarões é proibida. 

As barbatanas 

As nadadeiras seriam exportadas ilegalmente para a Ásia, já que lá essas partes dos tubarões são consideradas de alto valor. As 27,6 toneladas que seriam encaminhadas para o continente foram localizadas em Santa Catarina, em uma empresa foi autuada hoje.