Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Naufrágio

Mais de 60 mortes: Barco com imigrantes naufraga na Itália

A movimentação clandestina entre a África e Europa é frequentemente realizada em condições inseguras

Ingredi Brunato Publicado em 27/02/2023, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando destroços do barco - Divulgação/ Vídeo/ BBC News
Imagem mostrando destroços do barco - Divulgação/ Vídeo/ BBC News

No último domingo, 26, um barco transportando imigrantes clandestinosnaufragou após se chocar contra as rochas da costa italiana. As atualizações mais recentes da Guarda Costeira italiana apontam que houveram 62 mortes, mas esse número está previsto para aumentar. 

Isso, pois a lotação da embarcação foi calculada entre 150 e 180 pessoas, e apenas 80 sobreviventes foram resgatados, de acordo com informações do The Washington Post. Um socorrista da Cruz Vermelha ainda teria relatado em anonimato que muitas das vítimas eram crianças. 

Em uma declaração ao público, Giorgia Meloni, primeira-ministra da nação, condenou os responsáveis pela viagem: 

É criminoso enviar ao mar uma embarcação de apenas 20 metros com 200 pessoas a bordo e com uma previsão do tempo ruim", apontou a política, conforme repercutido pelo UOL. 

A questão da imigração 

A Itália é um alvo frequente de imigrantes ilegais devido à sua localização geográfica. Em geral, os refugiados saem do continente africano e, embora pisem primeiro em solo italiano, se espalhem pela Europa. 

Do início de 2023 para cá, 14 mil pessoas teriam adentrado o país clandestinamente, de acordo com as estimativas do governo, o que é um aumento dramático em relação a 2022 — em que, no mesmo período, teriam entrado 5,2 mil imigrantes.