Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Malawi

Malawi confirma morte de vice-presidente em acidente aéreo

Avião que transportava o vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, e outras nove pessoas, sumiu dos radares na última segunda-feira, 10; queda foi confirmada

O vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, e destroços do avião - Wikimedia Commons / Reprodução/X/@MahachieJosey
O vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, e destroços do avião - Wikimedia Commons / Reprodução/X/@MahachieJosey

Na última segunda-feira, 10, o governo do Malawi informou aos veículos do país que um avião que transportava o vice-presidente, Saulos Chilima, e outras nove pessoas, havia desaparecido dos radares. Nesta terça-feira, 11, o presidente Lazarus Chakwera anunciou a descoberta dos destroços da aeronave, e que todos os tripulantes morreram na queda.

A aeronave que transportava o vice-presidente partiu da capital do país, Lilongwe, ainda pela manhã, às 9h17 do horário local (ou às 4h17 no horário de Brasília). Seu destino seria o aeroporto de Mzuzu às 10h02 (5h02 em Brasília), o que não aconteceu.

No caso, a tripulação do avião enfrentou dificuldades para aterrissar no aeroporto de Mzuzu devido à fraca visibilidade. Por isso, receberam ordens de retornar à capital, e foi então que a aeronave saiu dos radares, e todo o contato foi perdido.

+ Há 15 anos, avião que saiu do Rio com destino a Paris causava 228 mortes

Estou profundamente triste, lamento informar a todos que se tornou uma terrível tragédia. A equipe de busca e resgate encontrou a aeronave perto de uma colina… eles a encontraram completamente destruída e sem sobreviventes", anunciou o presidente Lazarus Chakwera em comunicado público.

Ele descreveu que o local do acidente foi uma área montanhosa em meio à Floresta Chikangawa. Além disso, imagens dos destroços do avião repercutiram nas redes sociais.

Saulos Chilima

Segundo a CNN Brasil, Saulos Chilima era considerado um potencial candidato à presidência no próximo ano no Malawi, mesmo após ter sido preso por acusações de corrupção, em 2022.

Sua condenação foi anulada depois que, no último mês, as acusações contra ele foram retiradas, depois que o diretor do Ministério Público solicitou o arquivamento do caso.