Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eleições 2022

Marcola não declarou voto em Lula, alega TSE; postagens devem ser deletadas

O TSE determinou que sejam deletadas postagens que dizem que Marcola vai votar em Lula

Redação Publicado em 02/10/2022, às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcola - Reprodução/Vídeo
Marcola - Reprodução/Vídeo

Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, determinou que veículos midiáticos e figuras da mídia deletem as postagens que fazem menção a uma interceptação da política que relatou Marcola, líder do PCC, comentando a respeito dos principais candidatos das eleições presidenciais 2022.

Moraes ressaltou que Marcolanão declarou que votaria no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. O conteúdo foi divulgado pelo Antagonista, que divulgou diálogos interceptados pela Polícia Federal em maio de 2021. Na conversa, Marcola compara Bolsonaro e Lula e diz que "Lula também é sem futuro, só que entre os dois, não dá nem para comparar um com o outro".

Assim, Moraes explica que, apesar de Marcoladiscutir o tema, em nenhum momento ele diz que votará no presidente Lula. 

"Na verdade, os diálogos transcritos, além de se relacionarem a condições carcerárias, apresentam apenas conotação política, pois retratam suposta discussão de Marcola e outros interlocutores a respeito de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Embora o teor dos diálogos revele uma discussão comparativa entre os candidatos, não existe declaração de voto, fato constante no próprio título da notícia", alegou Alexandre de Moraes.

Fora de contexto

Ainda é enfatizado por Moraes que, a afirmação de Marcola declarou que votaria no petista é "fato sabidamente inverídico e descontextualizado" e que o TSE tomou medidas "por se tratar de notícia falsa divulgada na véspera da eleição".

Vale lembrar, conforme destacado por Moraes, que Marcola encara direitos políticos suspensos por ter sido condenado 'por decisão transitada em julgado'. Assim, não teria como votar nas eleições 2022. 

"Portal O Antagonista, Jair Messias Bolsonaro, Flávio Nantes Bolsonaro, Eduardo Nantes Bolsonaro, Kim George Borja Paim, Rádio Panamericana S.A. (Rádio Jovem Pan - Jovem Pan News), J. Pinheiro Tolentino Filho Eireli - Jonal da Cidade On-Line, Silvou Navarro Perejon Júnior, Terra Brasil Notícias, Milton Neves Filho, Cládio Dantas Sequeira, Beatriz Kicis Torrents de Sordi, Paulo Eduardo Lima Martins, Carla Zambelli Salgado, Leandro Panazollo Ruschell, Barbara Zambaldi Destefani, Gustavo Gayer Machado de Araújo, Adrilles Reis Jorge e Flavia Ferronato", destaca a liminar.