Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Futebol

Meia da seleção tcheca se assume homossexual: "Não quero me esconder"

Jakub Jantko é apenas o terceiro jogador em atividade a se assumir gay; na década de 90, Justin Fashanu foi o primeiro deles, mas se suicidou devido à pressão que enfrentou. Relembre!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 13h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O meia Jakub Jankto - Getty Images
O meia Jakub Jankto - Getty Images

Neste segunda-feira, 13, o meia tcheco Jakub Jankto, de 27 anos, que atua pelo Sparta Praha e pela seleção local, fez uma publicação em seu Instagram assumindo sua homossexualidade

"Como todos os outros, eu tenho minhas virtudes, eu tenho minhas fraquezas, eu tenho uma família, eu tenho meus amigos. Eu tenho um trabalho que em que tenho feito o melhor possível por anos, com seriedade, profissionalismo e paixão", começou a mensagem. 

Como todos os outros, eu também quero viver a minha vida com liberdade, sem medo, sem preconceito, sem violência, mas com amor. Eu sou homossexual e não quero mais me esconder", continuou em vídeo. 

Mensagem de apoio 

Após a publicação, Jantko, que disputou a Eurocopa de 2021, recebeu diversas mensagens de apoio, como o do próprio Sparta Praha. "Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o restante diz respeito à sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa".

Jakub Jankto é apenas o terceiro jogador de futebol em atividade a assumir sua homossexualidade. Antes dele, o meia Joshua Cavallo, do Adelaide (Austrália), e o atacante Jake Daniel, do Blackpool (segunda divisão inglesa), já haviam anunciado sua orientação sexual. 

Se hoje casos como de Jankto, Cavallo e Daniel servem de exemplo para uma maior aceitação no esporte, é importante ressaltar que nem sempre foi assim. Nos anos 1990, Justin Fashanu foi o primeiro jogador a se assumir gay no futebol.

Apesar de jovem promissor, Fashanu passou a ser alvo de uma vertente mais conservadora do esporte, sofrendo um enorme boicote. Devido a enorme pressão que sofreu, incluindo uma acusação de estupro que jamais foi provada, Justin acabou se matando em maio de 1998

+ A intensa saga de Justin Fashanu, primeiro jogador a se assumir gay