Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Motivo inusitado pode ter levado orcas a afundarem iate na costa do Marrocos

Um iate polonês afundou após um ataque de orcas que durou cerca de 45 minutos

Redação Publicado em 06/11/2023, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de baleias orca - Domínio Público
Imagem ilustrativa de baleias orca - Domínio Público

Recentemente, um grupo de orcas fez jus ao apelido de baleias-assassinas. Na costa do Marrocos, um grupo dos mamíferos afundou abruptamente um iate polonês, segundo uma publicação da empresa de turismo, Morskie Mile, em seu perfil do Facebook. 

Conforme repercutido pelo New York post, o portal Insider apurou que o ataque ocorreu no último dia 31 de outubro, durante a passagem da embarcação Grazie Mamma II pelo Estreito de Gibraltar. 

Essas orcas, que chegam 9 metros de comprimento e 14 toneladas, teriam “batido na barbatana de direção por 45 minutos, causando grandes danos e vazamentos”. Apesar das tentativas da tripulação de salvar o iate, ele “afundou perto da entrada do porto de Tanger-Med”, segundo o post da Morskie Mile.

Vingança

Este incidente é o mais recente em uma série de naufrágios observados na costa do Marrocos e da Espanha. Embora ataques de orca como este tenham sido registrados desde 2020, a frequência dos acontecimentos aumentou, por um motivo que ainda não foi descoberto, pois esta espécie se alimenta de peixes, focas e outras baleias.

Especialistas acreditam que os ataques podem ser motivados por um senso de vingança entre a espécie local, que perdeu sua matriarca em um acidente de barco, similar ao enredo do filme ‘Tubarão’ de 1977.