Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espanha

Mulher processa hospitais da Espanha após passar 54 anos com pedra no olho

A senhora espanhola teria visitado mais de 20 médicos ao longo da vida, mas nenhum acreditou que seu problema era real

Ingredi Brunato Publicado em 22/05/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Domi e seu olho antes de cirurgia - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Montagem mostrando Domi e seu olho antes de cirurgia - Divulgação/ Arquivo Pessoal

Uma mulher de 62 anos ganhou recentemente um processo contra o sistema de saúde de Estremadura, a região da Espanha onde vive, após passar mais de meio século sendo ignorada por médicos ao alegar que tinha uma pedra alojada em seu olho. 

O objeto estranho teria ficado preso no olho da paciente — que foi identificada pela imprensa internacional apenas como Domi —, depois que ela sofreu um acidente com uma enxada aos 8 anos de idade.

Na ocasião, a ferramenta bateu com força no chão, levando um fragmento de rocha a voar na direção de seu rosto, ao que seu olho teria começado a sangrar profusamente. Mesmo então, ela já sabia que havia algo errado, mas foi apenas após 54 anos de sofrimento que a pedra finalmente foi removida em cirurgia. 

Passamos por mais de 20 médicos e todos eles me trataram como se eu fosse louca (...) Cada um analisou o laudo do médico anterior e agiu com base nisso. Eu costumava deixar o escritório deles em lágrimas", contou Domi, segundo repercutiu o New York Post. 

Entre os profissionais de saúde que falharam em ajudá-la, está um que chegou a identificar a presença de um volume estranho no olho da mulher através de um ultrassom, mas concluiu que se tratava simplesmente de um cisto, e outro sugeriu que a espanhola sofria de transtornos mentais. 

Ignorada por décadas

Foi apenas em 2019 que Domi enfim foi atendida por médicos que detectaram a pedra e fizeram uma operação para retirá-la, momento em que a espanhola decidiu mover uma ação judicial contra a rede de saúde que ignorou seu sofrimento por tanto tempo.

Ainda de acordo com o New York Post, o tribunal lhe declarou vitoriosa no processo, determinando que os hospitais de Estremadura deveriam lhe pagar uma indenização equivalente a 480,7 mil reais.