Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Janet Jackson

Música de Janet Jackson faz computadores antigos quebrarem: ‘Sem julgamentos artísticos’

Laptops do começo dos anos 2000 não suportam faixa da cantora; ouça se não for seu caso!

Redação Publicado em 24/08/2022, às 08h37 - Atualizado às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Janet Jackson no clipe de "Rhythm Nation" (1989) - Divulgação/Youtube/Janet JacksonVEVO
Janet Jackson no clipe de "Rhythm Nation" (1989) - Divulgação/Youtube/Janet JacksonVEVO

Ao tocarem uma música de Janet Jackson, alguns computadores antigos acabaram quebrando. E, embora isso possa parecer “preconceito” musical, aconteceu, na verdade, por problemas técnicos dos dispositivos.

Segundo explicou o engenheiro de software da Microsoft Raymond Chen à NME, foram registradas falhas em laptops do começo dos anos 2000 que reproduziram a faixa "Rhythm Nation", lançada em 1989.

A canção leva os computadores a quebrarem em decorrência de uma frequência específica emitida, que os levam a travar. Chen comparou a situação à uma cantora de ópera chegando a notas muito altas e quebrando uma taça de vidro.

Frequência alta

A música contém uma das frequências de ressonância naturais do modelo de HD de 5400 rpm que eles [uma grande fabricante não citada] e outros utilizavam," explicou.

Ele continuou: "A fabricante trabalhou para resolver o problema adicionando um filtro na saída de áudio, removendo as frequências durante a reprodução desses sons”.

O engenheiro ainda brincou, falando sobre os técnicos precisarem ouvir "Rhythm Nation" várias vezes até resolverem o problema. "Não queria estar no laboratório que precisaram montar para investigar esse problema. Sem julgamentos artísticos", disse.

Como reportou a Rolling Stone, os laptops mais antigos travam sem o filtro depois de tocarem a música, o que não acontece com os atuais, cujos sistemas não seriam afetados pelas frequências da canção e já não mais possuem o filtro.

Ouça a música caso acredite que seu computador não vá quebrar!