Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Asteroide

Nesta segunda, 12, asteroide ‘potencialmente perigoso’ passará próximo à Terra

O asteroide 1994 XD deverá passar próximo ao planeta Terra, de acordo com a NASA

Redação Publicado em 12/06/2023, às 14h39 - Atualizado às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Asteroide que passará próximo à Terra - Divulgação / University of Tokyo
Asteroide que passará próximo à Terra - Divulgação / University of Tokyo

Em muitos filmes que retratam aventuras espaciais, é possível ver cenas de asteroides que provavelmente irão colidir com a Terra. Apesar de que em tais produções essa possibilidade carregue um suspense (principalmente devido a resolução desse problema), na vida real isso não é nada emocionante, mas sim, preocupante.

Um asteroide classificado como "potencialmente perigoso" está previsto para passar próximo ao planeta Terra nesta segunda-feira, 12. Segundo informações da NASA, o asteroide chamado 1994 XD deverá passar a uma distância de três milhões de quilômetros da Terra.

Embora o tamanho exato do asteroide seja incerto, a Agência Espacial dos Estados Unidos estima que ele tenha entre 370 e 824 metros de diâmetro, o que é maior do que o Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro.

Há riscos?

No entanto, segundo o portal Band, a NASA afirma que não há riscos para o nosso planeta. A distância de aproximadamente três milhões de quilômetros equivale a oito vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Mesmo assim, essa proximidade entra na categoria de "asteroide próximo da Terra", de acordo com a classificação da NASA. A agência espacial em questão está atualmente desenvolvendo um sistema de desvio para proteger o nosso planeta contra possíveis colisões com corpos celestes.