Notícias » Arqueologia

No Japão, cientistas classificam nova espécie de dinossauro com 'bico de pato'

Segundo os pesquisadores, o indivíduo recém-descoberto viveu no período Cretáceo e tinha características bastante distintas

Pamela Malva Publicado em 30/04/2021, às 07h00

Representação do dinossauro com bico de pato
Representação do dinossauro com bico de pato - Divulgação/Masato Hattori/Southern Methodist University

Enquanto exploravam uma ilha no sul do Japão, paleontólogos da região descobriram os restos de uma nova espécie de dinossauro. Diferente de tudo que já fora registrado, o indivíduo identificado tinha uma boca em formato de "bico de pato".

De acordo com a Revista Galileu, o dinossauro recém-descoberto foi chamado de Yamatosaurus izanagii. Em homenagem à mitologia local, a segunda palavra que compõe a classificação significa ‘Izanagi’, que é o nome do deus criador das ilhas japonesas.

Revelada no jornal Scientific Reports, a espécie viveu no período Cretáceo, há mais de 66 milhões de anos. Sua ossada, apesar de pré-histórica, está bem conservada e conta com dentes, algumas vértebras do pescoço, um osso do ombro e uma vértebra da cauda.

Representação de outra espécie de hadrossauro / Crédito: Wikimedia Commons

 

A partir dos restos do dinossauro, inclusive, os paleontólogos conseguiram verificar que a dentição da espécie era bastante diferente dos demais hadrossauros, como são chamados os gigantes herbívoros com uma boca parecida com o bico de um pato.

De forma inédita, o Yamatosaurus izanagii tem apenas um dente funcional. Essa característica, segundo Anthony Fiorillo, da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, indica que a nova espécie consumia uma vegetação diferente dos demais.

A estrutura óssea no ombro do dinossauro também revelou que, ao contrário dos outros hadrossauros, os Yamatosaurus izanagii eram quadrúpedes. Ainda mais, estima-se que eles tenham usado a chamada Ponte Terrestre de Bering para viajar da Ásia pré-histórica até onde fica o atual Alasca, migrando, mais tarde, para a América do Norte.