Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dia D

No semana do aniversário do Dia D, veterano se casa na França aos 100 anos

Harold Terens irá se casar neste sábado, 8, com Jeanne Swerlin, de 96 anos, na região dos desembarques de 6 de junho

Redação Publicado em 08/06/2024, às 11h24 - Atualizado às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harold Terens e Jeanne Swerlin - Getty Images
Harold Terens e Jeanne Swerlin - Getty Images

Neste sábado, 8, o veterano americano Harold Terens, de 100 anos, se casou com, Jeanne Swerlin, de 96 anos, na cidade francesa de Carentan-les-Marais, uma pequena aldeia na Normandia, próxima às praias onde ocorreram os desembarques em 6 de junho de 1944.

A cerimônia aconteceu apenas alguns dias após Terens ser homenageado durante as comemorações do 80º aniversário do Dia D, que ocorreu a poucos quilômetros de distância.

“Ela ilumina minha vida, torna tudo lindo. Ela faz a vida valer a pena.”, afirmou o veterano no mês passado à AFP.

Na mesma entrevista, realizada na Flórida, Swerlin descreveu seu noivo como “um cara inacreditável”. Após a cerimônia, o veterano celebrará a data “com os seus familiares, em privacidade”, afirmou Sarah Pasquier, responsável pelos eventos da Câmara Municipal de Carentan-les-Marais relacionados ao aniversário do Dia D, à AFP.

Estamos muito honrados que o senhor Terens tenha escolhido casar aqui, em Carentan, onde em junho de 1944 teve lugar a união das tropas aliadas que desembarcaram nas praias de Utah e Omaha. Vamos oferecer champanhe, claro, mas também um presente para lhe agradecer o seu papel na libertação de França.”, disse o prefeito Jean-Pierre Lhonneur, também à AFP. 

Celebrações

Terens, agraciado em 2019 com a mais alta honraria francesa, a Legião de Honra, pelo presidente Emmanuel Macron, foi novamente homenageado na quinta-feira, 6, com outros veteranos durante as cerimônias do Dia D.

Após o término da guerra, Terens se casou com sua primeira esposa, Thelma, com quem viveu 70 anos e criou três filhos até seu falecimento em 2018. Em 2021, um amigo o apresentou a Swerlin, também viúva, e desde então os dois são inseparáveis.

Sou provavelmente a pessoa mais sortuda do mundo. Tenho tudo. Tenho cem anos e continuo vivendo.”, concluiu Terens à AFP.