Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

O que se sabe sobre o terremoto que atingiu o Japão

Fenômeno de magnitude 7.3 foi registrado nesta quarta-feira, 16

Redação Publicado em 16/03/2022, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do terremoto - Divulgação/Vídeo/Youtube
Registro do terremoto - Divulgação/Vídeo/Youtube

Um terremoto de magnitude 7.3 foi registrado no Japão nesta quarta-feira, 16. Além disso, já foi emitido alerta de tsunami nas prefeituras de Miyagi e Fukushima, conforme divulgado pela NHK, rede de TV e repercutido pela CNN Brasil.

O serviço de energia de Tóquio informou que aproximadamente 700 mil residências não contam mais com energia.

Além disso, a profundidade do que se conhece como epicentro do fenômeno é avaliado de cerca de 60 quilômetros.

Ameaça de ondas

Em lugares como Higashimatsushima, Fukushima, o tremo foi avaliado em intensidade 6. Diante da ameaça de ondas gigantes, os moradores que vivem nas áreas costeiras foram instruídos a abandonar suas casas e procurarem abrigos. 

"Nós estamos fazendo o nosso melhor [para entender a situação]. Um alerta de tsunami foi emitido de Miyagi até a administração de Fukushima por causa deste terremoto. Por favor, sejam cuidadosos e não se aproximem da costa", disse Hirokazu Matsuno, secretário-geral do governo do Japão em coletiva de imprensa. 

Matsuno também disse que as equipes que realizam socorro se depararam com um grande número de chamadas, entre '110 e 119 chamadas', a maioria em Miyagi e Fukushima.