Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Oito alpinistas são encontrados em geleira na Itália após colapso

A geleira cedeu no último domingo, 3, resultando em uma tragédia violenta

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 05/07/2022, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipes continuam buscas por desaparecidos - Divulgação / Youtube / CNN Brasil
Equipes continuam buscas por desaparecidos - Divulgação / Youtube / CNN Brasil

A mídia italiana informou nesta terça-feira, 5, que oito pessoas do grupo de desaparecidos após parte de uma geleira ter cedido nos Alpes italianos no último domingo, 3, foram encontrados. Trazendo alívio para as equipes de resgate que buscavam os sobreviventes, todos foram localizados com segurança.

A avalanche aconteceu na Marmolada, que possui mais de 3.300 metros e é o pico mais alto das Dolomitas, uma cordilheira nos Alpes orientais italianos, que abrange as regiões de Veneto e Trento. No acidente, ao menos 7 pessoas morreram.

Stefano Colter, chefe da equipe e resgate do local e que também foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local, disse que "quando chegamos, vimos um desastre, percebemos as dimensões dessa enorme avalanche”. E também contou: "Encontramos feridos que precisavam de ajuda e outras pessoas que estavam mortas".

Onda de calor

Segundo cientistas, as mudanças climáticas estão tornando os derretimentos das geleiras mais difíceis de prever. O pico ainda está instável, então, socorristas têm usado helicópteros e drones para procurar vítimas ou ao menos tentar localizar alguém através de sinais de celular.

No inicio desta terça, mais de 13 pessoas ainda estavam desaparecidas, número que caiu para 5 ao longo do dia. Já foram localizadas 7 pessoas da lista de desaparecidos, de acordo com a agência de notícias Ansa, via UOL. Um italiano que também estava desaparecido foi identificado em um hospital da cidade de Treviso, perto de Veneza, onde estava tratando seus ferimentos, desde domingo.