Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iate

Oligarca russo nega ser dono de iate abandonado no Caribe há mais de um ano

Existem documentos e fotografias ligando Andrey Guryev à embarcação, mas o bilionário afirma que não é sua

Redação Publicado em 15/03/2023, às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do mega iate em 2008 - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Arquivo Pessoal/ Orlovic
Fotografia do mega iate em 2008 - Divulgação/ Wikimedia Commons/ Arquivo Pessoal/ Orlovic

O Alfa Nero é um iate de luxo avaliado em 81 milhões de dólares (o equivalente a cerca de 430 milhões de reais) que está parado nas águas caribenhas desde o início da guerra na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022. 

Com 370 metros quadrados de espaço para circular em seu interior, a embarcação é projetada para acomodar 12 pessoas e conta com inúmeras regalias, como jacuzzi, spa, heliporto, entre outras.

Outro detalhe é que o iate está registrado desde 2014 no nome de Andrey Guryev, um bilionário da Rússia que fez sua fortuna no ramo de fertilizantes. Existem ainda fotos que mostram o oligarca e sua família posando dentro do Alfa Nero, conforme repercutiu o UOL, porém, apesar dessas evidências, ele nega ser o dono da embarcação. 

Fale agora ou cale-se para sempre

Após o mega iate passar mais de um ano abandonado na costa de Antígua e Barbuda, uma nação localizada no Caribe, o governo finalmente decidiu tomar uma atitude em relação à situação, e divulgou um ultimato: se o dono não se manifestar, o Alfa Nero irá a leilão. 

Será publicado um aviso aos jornais e outros meios de comunicação por um período de 10 dias, notificando a venda do navio Alfa Nero para atender aos requisitos da lei para uma venda forçada. Se o proprietário não reivindicar o navio dentro desse prazo, o governo de Antígua e Barbuda o venderá pelo lance mais alto", afirmaram as autoridades caribenhas.