Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pablo Neruda

Pablo Neruda foi morto por envenenamento, aponta estudo forense

Amigo de Salvador Allende, poeta vencedor do Prêmio Nobel morreu 12 dias após o golpe dado por Augusto Pinochet

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/02/2023, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O poeta Pablo Neruda - Biblioteca del Congreso Nacional de Chile
O poeta Pablo Neruda - Biblioteca del Congreso Nacional de Chile

Vencedor do Prêmio Nobel, o poeta chileno Pablo Neruda morreu em 23 de setembro de 1973. Segundo a versão oficial dada à época, o autor ‘Cem Sonetos de Amor’ foi vítima de um câncer de próstata e desnutrição

Entretanto, um fato a se ressaltar é que Neruda faleceu apenas 12 dias após o golpe militar que derrubou o governo socialista eleito democraticamente de seu amigo, Salvado Allende. Por ser crítico ferrenho da ditadura de Augusto Pinochet, muitos acreditavam que Pablo pudesse ter sido assassinado

A suspeita, todavia, pode ter sido confirmada após todos esses anos, afinal, estudos forenses apontam que Pablo Neruda morreu após ser envenenado com uma toxina altamente poderosa, reporta o The Guardian. 

Os estudos de Neruda

Tudo começou há uma década, quando um juiz chileno ordenou que os restos mortais do poeta fossem exumados para análise. A decisão ocorreu depois que seu ex-motorista, Manuel Araya, relatou que Pablo lhe ligou do hospital de Santiago, onde estava internado, dizendo haver levado uma injeção no estômago enquanto dormia. Neruda morreu poucas horas após o fato. 

Desta forma, amostras dos restos mortais foram enviados para estudos forenses em quatro países. Em 2015, o governo do Chile apontou que era “altamente provável que um terceiro” fosse o responsável por sua morte, relatou o veículo britânico. Dois anos depois, uma equipe de pesquisadores internacionais declarou estar “100% convencida” de que Neruda não foi vítima de câncer

Na última segunda-feira, 13, o sobrinho de Neruda, Rodolfo Reyes — um dos que acredita na versão do assassinato —, informou que a toxina clostridium botulinum estava presente no corpo de seu tio quando ele morreu, o que comprovaria a tese do “envenenamento”. A análise completa dos especialistas deve ser publicada na próxima quarta-feira, 15. 

Agora sabemos que não havia razão para o clostridium botulinum estar ali nos seus ossos”, disse Reyes à agência EFE. "O que isso significa? Significa que Neruda foi assassinado por intervenção de agentes do Estado em 1973.”

A bactéria, responsável por produzir a neurotoxina que causa o botulismo, foi encontrada em um dos dentes de Neruda em 2017. O sobrinho do poeta disse que as análises, feitas por especialistas da Universidade McMaster no Canadá e da Universidade de Copenhague, apontaram que a célula biológica não teve contato com o corpo a partir do caixão ou da área circundante. 

“Encontramos a bala que matou Neruda e estava em seu corpo”, disse Reyes à EFE. “Quem disparou? Descobriremos em breve, mas não há dúvida de que Neruda foi morto por intervenção direta de terceiros.”