Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ritual

Para fazer ritual centenário, fiéis vão ao topo de vulcão ativo na Indonésia

Os fiéis do hinduísmo realizaram o ritual para celebrar o festival Yadnya Kasada, transportando alimentos, animais e outras oferendas

Redação Publicado em 05/06/2023, às 15h54 - Atualizado às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Monte Bromo, localizado na Indonésia - Reprodução / Hasiholan Siahaan XIV, sob licensa Creative Commons
Imagem do Monte Bromo, localizado na Indonésia - Reprodução / Hasiholan Siahaan XIV, sob licensa Creative Commons

No dia de hoje, 5, inúmeros seguidores da fé hindu escalaram um vulcão ativo na Indonésia como parte de uma cerimônia religiosa secular conhecida como festival Yadnya Kasada. Durante essa celebração, os devotos transportaram animais, alimentos e outras oferendas até a cratera fumegante do Monte Bromo, localizado a mais de 800 quilômetros a leste de Jacarta.

Os membros da tribo Tengger participam anualmente desse ritual no topo do vulcão, na esperança de agradar seus deuses. Um agricultor chamado Slamet, de 40 anos, compartilhou que levou um bezerro como oferenda, expressando sua gratidão a Deus por ter sido abençoado com prosperidade.

Ele mencionou: "É um ato de gratidão a Deus por nos dar prosperidade. Nós a devolvemos a Deus para que possamos voltar aqui no ano que vem", disse à AFP.

Por enquanto, o bezerro teve sorte e foi dado a um morador local após as orações, em vez de ser lançado na cratera do vulcão. Aldeões que não pertencem à tribo Tengger também se aventuraram pelas encostas íngremes da cratera, equipados com redes, na tentativa de interceptar as oferendas lançadas no abismo, evitando assim o desperdício.

Origem do ritual

Outro fazendeiro, chamado Joko Priyanto, levou repolhos e cenouras para jogar na cratera fumegante, esperando receber uma recompensa do poderoso Deus. Esse ritual tem suas raízes no folclore do século 15 do reino Majapahit, um império hindu-budista javanês que abrangia o sudeste da Ásia. Segundo a lenda, a princesa Roro Anteng e seu marido, após anos de casamento sem conseguir ter filhos, imploraram aos deuses por ajuda.

De acordo com a AFP, via Uol, suas orações foram atendidas com a condição de que eles sacrificassem seu filho mais novo, jogando-o no Monte Bromo. Conta-se que o filho deles pulou voluntariamente no vulcão para assegurar a prosperidade do povo Tengger.