Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Biologia

Peixe gigante antigo provavelmente era predador de ancestrais dos humanos

Fósseis encontrados na África do Sul apontam para peixe que viveu há cerca de 360 milhões de anos

Redação Publicado em 23/02/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação artística da diversidade aquática no Devoniano Superior, incluindo o H. udlezinye - Divulgação/Gess, Ahlberg, PLOS One, 2023
Representação artística da diversidade aquática no Devoniano Superior, incluindo o H. udlezinye - Divulgação/Gess, Ahlberg, PLOS One, 2023

No período Devoniano Superior, mais ou menos 360 milhões de anos atrás, uma espécie de peixe gigante com grandes presas costumava caçar e nadar pelos rios do supercontinente Gondwana. Seus fósseis foram encontrados por arqueólogos na área que hoje corresponde à África do Sul.

O animal aquático tinha 2,7 metros de comprimento, e é o maior peixe ósseo encontrado que pertencesse ao período Devoniano Superior. Ele era um grande predador carnívoro, tanto que seu nome científico, Hyneria udlezinye, vem de um ditado da língua nativa IsiXhosa, falada na região em que o fóssil foi encontrado, que significa “aquele que consome outros”.

Per Ahlberg, um dos autores da pesquisa que descobriu o fóssil, contou ao LiveScience que o peixe provavelmente tinha uma aparência similar à de um crocodilo moderno, mas com um rosto menor, parecendo a “parte frontal de um torpedo”. A boca do animal tinha fileiras de dentes pequenos, mas também pares de presas grandes que podiam chegar a 5 centímetros.

Predador de ancestrais

Em estudo publicado no periódico científico PLOS One, os pesquisadores Robert Gess e Per Ahlberg conseguiram juntar diversos fósseis do peixe, que começaram a ser encontrados em 1995, para formar um esqueleto e ter uma ideia melhor de como era esse animal marinho pré-histórico.

A posição das barbatanas do peixe, próximas à parte de trás do corpo, é uma característica ecológica de predadores que esperam parados para, de repente, atacar as presas que passassem por perto. Entre suas presas prováveis estão os tetrápodes, criaturas de quatro pernas que foram ancestrais dos seres humanos.

Outra pesquisa encontrou fósseis de um animal do mesmo gênero e do mesmo período do H. udlezinye no supercontinente da Euramérica. A descoberta foi realizada onde hoje é a Pensilvânia, nos Estados Unidos. Esse peixe encontrado nos EUA foi chamado de Hyneria lindae.