Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Biologia

Perereca polinizadora do Rio de Janeiro faz trabalho de abelhas; veja vídeo

Perereca que se alimenta de frutos é uma espécie vulnerável, encontrada em um dos ambientes mais ameaçados do país para a fauna e a flora

Eduardo Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 13/04/2023, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A perereca polinizadora, Xenohyla truncata - Divugação/Twitter/@herpetonogueira
A perereca polinizadora, Xenohyla truncata - Divugação/Twitter/@herpetonogueira

Normalmente, as pererecas são carnívoras e se alimentam de pequenos insetos. Porém, uma espécie específica do Rio de Janeiro não só tem uma alimentação baseada em frutos como também possivelmente realiza o trabalho das abelhas, polinizando as flores.

Esse anfíbio onívoro, que se alimenta tanto de insetinhos quanto de frutos, flores e néctar, é a Xenohyla truncata. O veterinário e pesquisador brasileiro Henrique Nogueira, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, conseguiu registrar as curiosas pererecas em foto e vídeo, para entender melhor seus hábitos alimentares.

A espécie foi analisada no estudo "Entre frutas, flores e néctar: a extraordinária dieta da rã Xenohyla truncata", publicado no periódico científico Food Webs, com Nogueira como seu principal autor. Essa perereca tem uma distribuição restrita "às áreas de restinga do estado do Rio de Janeiro", um ambiente natural ameaçado pela expansão imobiliária, segundo o especialista em sua conta no Twitter.

Perereca polinizadora

Como explica Henrique, elas comem e destroem as flores pequenas, mas, no caso de flores grandes que suportem seu peso, as pererecas entram com tudo e se alimentam do néctar da planta, saindo sujas de pólen, espalhando-o pelo ambiente. A possibilidade dessa espécie atuar como polinizadora é empolgante, segundo o pesquisador, porque seria o primeiro registro desse tipo para os anfíbios.

Segundo o portal ECOA UOL, a polinização é um trabalho importante que garante a perpetuação de diversas espécies. Os principais responsáveis por esse processo na natureza são as abelhas.

Devido à ameaça ao habitat da perereca Xenohyla truncata, a espécie também se encontra ameaçada, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que classifica o possível anfíbio polinizador como vulnerável.

Confira um vídeo da perereca se alimentando abaixo: