Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Pessoa mais velha do mundo faz 119 anos

Kane Tanaka celebrou o aniversário em um lar de idosos no Japão e diz que quer prolongar o recorde por mais um ano

Isabela Barreiros Publicado em 03/01/2022, às 07h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo - Divulgação/Youtube/BBC News Brasil
Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo - Divulgação/Youtube/BBC News Brasil

A japonesa Kane Tanaka foi declarada a pessoa mais velha do mundo em 2019. Agora, quase três anos depois, a idosa celebra o seu 119º aniversário no último domingo, 2, em um lar de idosos de Fukuoka, sudoeste do Japão.

O recorde absoluto da idade japonesa foi dado a Tanaka em setembro de 2020 quando ela completou 117 anos e 261 dias, mesmo que o Guinness Book of Records já tivesse reconhecido seu status em março de 2019, aos 116 anos.

Embora já tenha vivido guerras mundiais e cinco eras imperiais diferentes no Japão, a idosa afirma que seu principal objetivo é prolongar o recorde de pessoa mais velha do mundo por mais um ano, segundo a agência de notícias Kyodo.

Ela nasceu em 1903 e faz parte de um grupo de centenários japoneses que vem crescendo cada vez mais com o envelhecimento da população. Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde do país de setembro, havia 86.510 pessoas com 100 anos ou mais.

Em decorrência da pandemia de covid-19, a comemoração do aniversário de Kane teve que ser feita apenas com as pessoas da casa de saúde onde ela mora, mas a família disse que gostaria de parabenizá-la pessoalmente o mais breve possível.

Eiji, um de seus netos, que tem 62 anos, afirmou, repercutido pelo jornal britânico The Guardian: “Espero que ela permaneça saudável e se divirta todos os dias à medida que envelhece”.

++Saiba mais sobre Kane Tanaka por meio desta reportagem do Aventuras na História.