Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Pintura escondida em quadro de Picasso é revelada com uso de tecnologia

A imagem oculta foi encontrada no quadro ‘A Refeição de um Homem Cego’ de 1903; entenda

Penélope Coelho Publicado em 14/10/2021, às 09h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'A Nua Agachada e Solitária’ - Divulgação/Oxia Palus
'A Nua Agachada e Solitária’ - Divulgação/Oxia Palus

Através do uso de inteligência artificial com uma tecnologia avançada de imagem e impressão 3D, foi identificado um novo aspecto peculiar na obra do famoso pintor espanhol, Pablo Picasso, ‘A Refeição de um Homem Cego’ de 1903.

'A Refeição de um Homem Cego’ de 1903 / Crédito: Divulgação/ The Metropolitan Museum of Art

Com o uso dessas tecnologias pela empresa Oxia Palus, foi possível observar um novo retrato pintado de maneira escondida no quadro. Trata-se da pintura de uma figura feminina sem roupa, que recebeu o apelido de ‘A Nua Agachada e Solitária’.

De acordo com informações publicadas na última quarta-feira, 13, pela CNN, de início a imagem foi parcialmente revelada com fluorescência de raios X sobreposta, entretanto, para revelar toda a pintura foi necessário fazer uma recriação.

Com isso, a inteligência artificial adicionou pinceladas seguindo o estilo de pintura de Picasso. Logo após, gerou um mapeamento para altura do retrato e a imagem foi impressa através de tecnologia 3D.

Para um dos fundadores da empresa, George Cann, o artista não pintou uma imagem sob a outra propositalmente como uma mensagem subliminar, a justificativa seria falta de recurso:

“Na época em que Picasso pintou ‘A Nua Agachada e Solitária’ e ‘A Refeição de um Homem Cego’, ele era pobre e os materiais de pintura eram caros, então ele provavelmente pintou sobre o trabalho anterior com relutância”, afirmou.