Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Planta inédita que não faz fotossíntese é descoberta no Japão

Nova espécie de lanterna-de-fada encontrada no Japão chama atenção com aparência inusitada e estilo de vida subterrâneo; confira!

Éric Moreira Publicado em 05/03/2024, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relictithismia kimotsukiensis - Divulgação/Tagane Shuichiro
Relictithismia kimotsukiensis - Divulgação/Tagane Shuichiro

No dia 29 de fevereiro, um novo estudo publicado no periódico Journal of Plant Research descrevia a descoberta de uma nova espécie de planta lanterna-de-fada descoberta no Japão com características morfológicas bastante incomuns. Isso porque a nova espécie e gênero, Relictithismia kimotsukiensis, não possui folhas verdes, possui um estilo de vida subterrâneo e não faz fotossíntese.

Segundo a Revista Galileu, esta espécie, no lugar da fotossíntese, obtém energia se alimentando de micélios e outros fungos do solo. Por isso, geralmente elas ficam escondidas sob folhas caídas, o que explica a descoberta recentemente. Vale mencionar também que suas flores surgem por períodos bastante curtos, e se assemelham a vidro.

As outras espécies de lanternas-de-fada conhecidas, da família Thismiaceae, são encontradas geralmente em regiões de clima tropical, subtropical e temperado. Importante ressaltar que essa descoberta recente é uma raridade, visto que achados do tipo não ocorriam há quase 100 anos no país.

+ Fotossíntese evoluiu há pelo menos 1,75 bilhão de anos, aponta pesquisa

Imagens da Relictithismia kimotsukiensis / Crédito: Divulgação/Tagane Shuichiro

Relictithismia kimotsukiensis

Sobre a nova espécie, os pesquisadores envolvidos no estudo acreitam que ela divergiu-se da família Thismiaceae ainda nas fases iniciais de sua evolução, mantendo algumas características do grupo, mas perdendo outras com o tempo. Seu nome, Relictithismia Kimotsukiensis, significa "Relíquia de Kimotsuki", em referência à cidade e distrito no Japão onde foi descoberta.

+ Cientistas identificam seis novas espécies de samambaia na América Latina

Esta investigação pode sugerir que muitas outras novas espécies podem estar escondidas em regiões anteriormente consideradas bem estudadas e sublinha a necessidade crítica de exploração e investigação contínuas da flora do planeta, tanto no estrangeiro como no país", afirma Suetsugu Kenji, botânico da Universidade de Kobe, no Japão, e especialista em estudos não fotossintéticos em plantas em comunicado.