Notícias » Mundo

Nova Zelândia: Uniforme policial agora conta com hijab

A ideia por trás da introdução do novo item seria encorajar mulheres com uma maior variedade de culturas a entrarem na profissão

Ingredi Brunato Publicado em 19/11/2020, às 14h10

Policial da Nova Zelândia usando hijab oficial
Policial da Nova Zelândia usando hijab oficial - Divulgação/ Instagram

Na sexta-feira passada, 13, a Polícia da Nova Zelândia fez uma publicação em seu Instagram oficial informando que agora o uniforme da organização oferecia a opção de “hijab” para quem quisesse usar. 

Na foto postada, estava Zeena Ali, primeira a adotar o novo item de uniforme, e também uma recruta que foi chamada para participar de sua criação. “Ter um hijab oficial da polícia significa que mulheres que antes não haviam considerado entrar na profissão podem fazer isso agora. É incrível a maneira como a Polícia incorporou minha religião e cultura”, escreveu ela na publicação do Instagram.

Embora Zeena tenha sido a primeira policial a solicitar o hijab, segundo divulgado pela BBC, seu desenvolvimento teria sido em resposta a uma equipe de oficiais voltando de visita a uma escola secundária. Também de acordo com o site, o item já seria parte do uniforme da “Polícia Metropolitana de Londres”, na Inglaterra, e da polícia da Escócia

Ainda segundo Ali, a organização da Nova Zelândia teria feito esforços para tornar o hijab não apenas condizente com sua cultura, mas também confortável e seguro para o trabalho em campo.

Sobre o hijab

O hijab é a vestimenta majoritária das mulheres muçulmanas ao redor do mundo. Em praticamente todos os países você encontrará uma seguidora do islã usando esse tipo. 

Ele consiste basicamente em um véu que se coloca ao redor da cabeça, cobrindo orelhas, pescoço, e o cabelo, e pode ser enrolado da forma que a mulher preferir.

Junto a vestimenta, elas costumam usar roupas que escondem toda parte do corpo, excluindo o rosto, as mãos e pulsos, e pés. Além disso, não há regras, podendo usar roupas de todos os tipos, como calças, saias, vestidos e blusas de manga comprida.