Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Igreja católica

Portugal: Igreja católica abre fundo para indenizar vítimas de pedofilia

A iniciativa foi divulgada um ano após a divulgação do relatório que apontou mais de 4 mil casos de pedofilia na igreja católica desde 1950

Redação Publicado em 11/04/2024, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um terço - Getty Images
Imagem ilustrativa de um terço - Getty Images

Nesta quinta-feira, 11, a Igreja Católica de Portugal anunciou a entrega de uma “compensação econômica” às vítimas de abusos sexuais pelo clero. A decisão foi divulgada pouco mais de um ano desde a revelação de abusos em uma investigação encomendada pela instituição. 

As indenizações deverão ser solicitadas entre junho e dezembro deste ano, segundo a nota emitida após uma reunião dos bispos portugueses na cidade santuário de Fátima, no centro do país. O pagamento será feito pela Conferência Episcopal Portuguesa, que vai criar um fundo exclusivamente para este fim, bancado de forma "solidária" por todas as dioceses do país.

Investigação

O relatório, divulgado em fevereiro de 2023, a pedido dos bispos, mas realizado por um grupo de especialistas independentes, apontou ao menos 4.815 casos de violência sexual contra menores de idade desde 1950. 

Segundo a comissão, as agressões foram escondidas sistematicamente pela hierarquia eclesiástica. A investigação coletou mais de 500 depoimento em um ano, no país onde 80% da população de 10 milhões se identifica como católica.

Na ocasião, a hierarquia eclesiástica pediu desculpas às vítimas e reconheceu a necessidade de "mudar a cultura da Igreja", conforme repercutido pelo jornal O Globo. Além disso, em sua passagem pela Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, em agosto de 2023, o Papa Francisco se encontrou com 13 dessas vítimas.