Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Preso conhecido como “Papai Noel” terá saída temporária no Natal

O homem usou uma roupa do símbolo do feriado para roubar um helicóptero em 2015 em São Paulo e agora poderá passar a festa em casa

Isabela Barreiros Publicado em 08/12/2020, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nabiel da Silva Cordeiro usando o disfarce - Divulgação
Nabiel da Silva Cordeiro usando o disfarce - Divulgação

Nabiel da Silva Cordeiro, de 35 anos, está preso no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, cumprindo pena por ter roubado um helicóptero usando uma roupa de Papai Noel. Agora, ele poderá passar o feriado em casa.

Ele é chamado de “Papai Noel” no presídio por ter ficado conhecido por seu disfarce no crime. Em 27 de novembro de 2015, ele fretou um helicóptero no aeroporto Campo de Marte, na capital paulista, e disse que participaria de uma festa em uma chácara. Ao pousar, o piloto foi rendido e Cordeiro e outros dois assaltantes fugiram com a aeronave.

O caso ficou famoso, sendo falado pela mídia inúmeras vezes. O criminoso só foi preso em janeiro do ano seguinte, assim como os outros envolvidos no assalto. Ele foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por esse crime, no entanto, ao tentar fugir do regime semiaberto, recebeu outra pena.

No total, Cordeiro tem mais onze anos de um mês para passar dentro do presídio. Porém, ele poderá passar o final de ano em casa com sua família neste ano, saindo no dia 22 de dezembro e retornando em 5 de janeiro de 2021. Ele não é o único: pelo menos 30 mil detentos em regimes similares poderão obter o benefício.