Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Carrasco

Prisioneiro de Bangladesh é solto após reduzir pena executando outras pessoas

Carrasco de outros presos foi solto após 32 anos de prisão

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 19/06/2023, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Falkenpost por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Falkenpost por Pixabay

Um homem de Bangladesh que executou mais de 20 prisioneiros em troca de redução de sua própria sentença, foi solto no último domingo, 18.

Shahjahan Bhuiyan, que tem 74 anos de idade e foi preso há 32 anos por assassinato, ficou conhecido por enforcar 26 pessoas enquanto estava na prisão, alegando ter habilidades com cordas.

De acordo com a AFP, entre as pessoas que ele executou estavam oficiais militares condenados por planejar um golpe de Estado em 1975 e assassinar o líder fundador do país, pai da atual primeira-ministra Sheikh Hasina.

Como destacou Tania Zaman, vice-chefe da prisão central de Daca, em declaração dada à agência de notícias, "sua pena de prisão foi reduzida por causa dos enforcamentos que realizou".

Nomes na lista

O carrasco também enforcou o líder islâmico Ali Ahsan Mujahid, bem como o opositor Salahuddin Quader Chowdhury, ambos acusados de crimes de guerra, de acordo com um oficial da prisão que preferiu manter o anonimato.

Outro nome na lista é Siddique Islam, conhecido como Bangla Bhai, um líder islâmico da organização Jamayetul Mujahideen Bangladesh, que liderou uma campanha de atentados em todo o país em 2005, acrescentou o funcionário.

Bhuiyan defendeu suas ações como carrasco argumentando que elas ajudaram a reduzir sua própria sentença. Ele declarou: "Se eu não os enforcasse, alguém o faria. Embora eu sinta simpatia por eles, como um condenado, eu preciso fazer isso".