Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Projétil de artilharia é encontrado em campo de batalha da Guerra de Secessão

Arqueólogos que atuam no campo de batalha de Gettysburg descobriram projétil que não foi detonado durante a Guerra Civil dos Estados Unidos

Redação Publicado em 20/02/2023, às 16h50 - Atualizado em 24/02/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O projétil encontrado enterrado no campo de batalha de Gettysburg - Divulgação/National Park Service e Gettysburg National Military Park
O projétil encontrado enterrado no campo de batalha de Gettysburg - Divulgação/National Park Service e Gettysburg National Military Park

Arqueólogos trabalhando em um projeto de restauração do campo de batalha de Gettysburg, local importante na história da Guerra Civil dos Estados Unidos, encontraram um projétil de artilharia de 160 anos que não foi detonado durante a batalha. Esse tipo de explosivo era ativado por um time especialmente treinado do Exército dos Estados Unidos.

O projétil foi encontrado no dia 8 de fevereiro na colina Little Round Top, onde os soldados da União ficavam em posição estratégica durante a Guerra de Secessão. A batalha de Gettysburg durou 3 dias, e durante esse período houve uma intensa luta de uma hora e meia pelo controle da colina de Little Round Top, deixando milhares de soldados mortos para trás.

Os arqueólogos encontraram o casco de munição por causa de um projeto de restauração de duração de 18 meses que está acontecendo na colina de Little Round Top. A intenção do projeto é preservar e proteger a área do campo de batalha de Gettysburg, que hoje virou um ponto turístico.

O projétil foi encontrado com o uso de detectores de metal que rastrearam o objeto, que estava a 60 centímetros de profundidade na terra. As informações são do LiveScience.

Projétil de guerra

O projétil de artilharia que não explodiu tem cerca de 18 centímetros de comprimento e pesa 4,5 quilos. Uma equipe especial do Exército foi até o local para recolher o explosivo e destruí-lo em segurança, já que o projétil ainda poderia ser perigoso hoje em dia.

Encontrar um projétil desse tamanho sem ter sido detonado é algo raro. Ainda não se sabe se a cápsula de munição foi usada pela União ou por tropas Confederadas, mas a equipe continua pesquisando e examinando a área de descoberta do projétil para chegar a conclusões mais sólidas.

A Guerra de Secessão foi uma guerra civil travada nos Estados Unidos entre 1861 e 1865 entra a União (estados do Norte) e os Confederados (estados do Sul). O principal motivo do conflito foi a discussão sobre o comércio de escravos, defendido pela Confederação.