Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rainha Elizabeth II

Rainha Elizabeth II fez muito pela transmissão do futebol inglês; entenda

O reinado de Elizabeth II começou em paralelo aos primeiros passos do futebol inglês na televisão

Redação Publicado em 09/09/2022, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II cumprimentando jogadores de futebol ingleses - Reprodução/YouTube/TJ Sports USA
Rainha Elizabeth II cumprimentando jogadores de futebol ingleses - Reprodução/YouTube/TJ Sports USA

Ainda este ano, muito se falou sobre a celebração do Jubileu de 70 anos do reinado da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. No entanto, o que nem todos têm noção, é que o longevo período da monarca sob comando da Coroa britânica se deu início contemporaneamente ao da transmissão de futebol nas televisões inglesas: ela chegou ao poder em 1952 — aos 25 anos de idade —, e a primeira final de campeonato transmitida se deu no ano seguinte.

No entanto, mesmo que tivesse chegado ao poder em 1952, a coroação de Elizabeth II só ocorreu em junho de 1953, após um tempo prolongado de luto em respeito a morte de seu pai, o rei Jorge VI. A data foi exatamente um mês depois da transmissão da final da Copa da Inglaterra, entre Blackpool e Bolton Wanderers.

Visto isso, não só a BBC teve as duas datas como marcos de altíssima audiência — nos padrões da época —, como pôde fazer uso da influência e respeito de Elizabeth para chamar mais a atenção para o futebol, visto que ela e seu marido, o príncipe Philip — que morreu em 2021, aos 99 anos — assistiram ao jogo pessoalmente, no estádio.

Como lembra o colunista Allan Simon em texto à UOL, o artigo publicado pelos historiadores Martin Johnes e Gavin Mellor, o 'The 1953 FA Cup Final: Modernity and Tradition in British Culture' (ou 'A Final da FA Cup de 1953: Modernidade e Tradição na Cultura Britânica', em português), o evento "foi mais que apenas um jogo memorável de futebol".

A nova rainha, presente no jogo, representava o otimismo no futuro, um otimismo intimamente ligado com o progresso tecnológico que era sintetizado pela televisão. As celebrações da final e da coroação alimentaram um sentido de união e consenso na nação", diz o artigo.

Audiência

Segundo dados da época, a BBC foi assistida por cerca de 10 milhões de pessoas, durante aquela final da Copa da Inglaterra, sem contar as 100 mil pessoas dentro do estádio. Segundo os autores do artigo, a audiência da partida "foi significativamente menos que os 20 milhões estimados que assistiram à coroação, mas ainda foi uma enorme audiência".

A presença da rainha no estádio, inclusive, foi utilizada em manchetes de jornais no dia seguinte, para atrair a atenção. O Sunday Times do dia 3 de maio de 1953, por exemplo, trouxe como destaque o título "Rainha vê o Blackpool ganhar por 4 a 3".

Alguns historiadores ainda apontam o momento como uma virada de chave, na qual o futebol passou a ser mais aceito pelas classes médias e altas, de forma a substituir, de certa forma, o críquete como 'o jogo do povo'.