Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bisão branco

Raro filhote de bisão branco avistado nos EUA seria sinal de grandes mudanças

Conforme a crença de diversos povos indígenas norte-americanos, o nascimento de um bisão branco seria sinal de que algo bom ou ruim acontecerá

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/06/2024, às 11h26 - Atualizado em 14/06/2024, às 19h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Ilustrativa - Imagem de Krzysztof por Pixabay
Imagem Ilustrativa - Imagem de Krzysztof por Pixabay

O nascimento de um raro filhote de bisão branco foi registrado no Parque Nacional de Yellowstone, que se estende pelos estados de Wyoming, Idaho e Montana, nos EUA.

Embora o parque ainda não tenha confirmado oficialmente o nascimento, a notícia foi recebida com entusiasmo por algumas etnias indígenas da região, para as quais o nascimento de um animal como esse é uma profecia religiosa que anuncia grandes mudanças.

O filhote fora avistado na região de Lamar Valley e o registro foi feito pela fotógrafa Erin Braaten, no dia 4 de junho. 

"Houve tantos pensamentos e emoções diferentes. Foi tão incrível" disse a fotógrafa à BBC. "Pensei que teria mais chance de fotografar o Pé Grande do que uma cria de bisão branco."

Os nascimentos de filhotes de bisão brancos registrados nas últimas décadas ocorreram em cativeiro, sendo que seus progenitores tinham o DNA de vacas domésticas.

Não se sabe ao certo quantos bisões brancos existem nos EUA, mas a Associação Nacional dos Bisontes estima que nasçam apenas um ou dois a cada ano.

Sinal de mudança

De acordo com a crença do povo Dakota, há dois mil anos, quando a comida na região era escassa e os bisontes usados como alimentos, roupas, em rituais religiosos e para construção de ferramentas, tais animais eram raramente avistados.

A narrativa diz que uma bela mulher então apareceu e presenteou o povo com um cachimbo sagrado e um feixe de Artemísia. Ela prometeu retornar para restaurar a harmonia de um mundo conturbado e, em seguida, rolou no chão quatro vezes, mudando de cor a cada rolar, até se transformar em um bisonte branco.

Com sua partida, os bisontes retornaram, e aqueles de pelagem branca passaram a ser vistos como um sinal de mudança, de que suas preces estavam sendo ouvidas.

Para outras etnias, como os Sioux, Cherokee, Comanche e Navajo, a Mulher Bisonte Branco seria uma profeta, uma figura messiânica.

O escritor Simon Moya-Smith, que pertence ao povo Oglala, uma das sub-etnias do povo Lakota, explicou à BBC que a chegada de um filhote de bisão branco é vista como uma "benção e aviso", de acordo com a tradição.

[Sempre que um bisão branco é visto] há uma profecia de que algo bom ou algo ruim vai acontecer. Mas sabemos que será grande, no sentido de que será significativo" disse ele.