Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Restos humanos são encontrados em urna funerária de antigo assentamento na Índia

Como foram recuperados, os ossos poderão passar por um teste de DNA que revelará detalhes sobre a descoberta

Isabela Barreiros, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 24/04/2021, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sítio arqueológico escavado na Índia - Divulgação/EPS
Sítio arqueológico escavado na Índia - Divulgação/EPS

Arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante na cidade de Sivaganga, localizada na Índia. Eles estavam escavando a região que abriga o antigo assentamento de Keezhadi, conforme repercutido pelo jornal diário The New Indian Express.

Durante a sétima fase da escavação, que foi iniciada pelos pesquisadores em 3 de fevereiro, uma urna funerária foi encontrada. Mais impressionante ainda foi que restos mortais humanos foram recuperados de dentro do artefato.

As escavações estão sendo realizadas pelo vice-diretor do departamento de Arqueologia, R. Sivanantham, nas aldeias Konthagai, Keezhadi, Agaram e Manalur, que falou sobre a descoberta para o portal. 

Segundo o especialista, a descoberta é impressionante, porém detalhes só poderão ser revelados a partir de análises mais profundas que deverão ser realizadas nos artefatos encontrados em um futuro próximo. 

“Duas urnas funerárias foram vistas quando os arqueólogos cavaram três trincheiras em Konthagai”, explicou. “Os funcionários, com o apoio de especialistas da Universidade Madurai Kamaraj, recuperaram os ossos de uma urna e os enviaram para teste de DNA. A idade da pessoa durante o enterro, o sexo, a causa da morte só serão conhecidos depois que o resultado do DNA for revelado”.