Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Era medieval

Rostos de escoceses da era medieval são reconstruídos em 3D

Os crânios escoceses da era medieval datam do século 12 ao 14 d.C.

Redação Publicado em 05/10/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da reconstrução do rosto de mulher da era medieval em 3D - Divulgação / Universidade de Bradford
Imagem da reconstrução do rosto de mulher da era medieval em 3D - Divulgação / Universidade de Bradford

Especialistas reconstruíram, em 3D, rostos de três pessoas cujos esqueletos foram encontrados em uma cripta medieval na Escócia, em 1957. Os rostos reconstruídos pertencem a uma mulher, um clérigo com lábio leporino e um bispo.

Essa iniciativa é uma colaboração entre os arqueólogos da Universidade de Bradford, na Inglaterra, e outros experts. O projeto é liderado pela instituição escocesa que administra uma das primeiras comunidades cristãs da Escócia e local onde esses esqueletos foram encontrados, a The Whithorn Trust, como informado pelo Live Science.

Imagem da reconstrução do rosto de bispo em 3D / Divulgação / Universidade de Bradford

Os especialistas realizaram a reconstituição através de um escaneamento 3D de cada crânio, pelo artista Christopher Rynn. Esses residentes reconstituídos datam do século 12 ao 14 d.C. O bispo reconstruído chama-se Walter de Whithorn que assumiu o cargo em 1209, segundo os Museus Nacionais da Escócia.

Isso envolve o uso de profundidades de tecidos moles faciais, musculatura esculpida individualmente para caber em cada crânio e métodos científicos de estimativa de cada característica facial, como olhos, nariz, boca e orelhas”, disse o artista, como repercutido pela revista Galileu.

Animação

Em seu perfil do Instagram, Rynn mostrou que através da animação 3D, os esqueletos podem se mover, piscar e até mesmo sorrir, de forma a simular a experiência de como eram quando vivos

Imagem da reconstrução do rosto de clérigo em 3D / Divulgação / Universidade de Bradford

Esses crânios foram obtidos pelos Museus Nacionais da Escócia e do Conselho Dumfries e Galloway, que os emprestou para a digitalização 3D. As animações foram apresentadas pelo Whithorn Trust durante o Festival Wigtown Book no dia 30 de setembro.