Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ruínas de próspera cidade romana são descobertas no Reino Unido

Arqueólogos identificaram um tesouro de artefatos históricos com moedas, peças de cerâmica, uma estrada e até mesmo um conjunto de algemas

Isabela Barreiros Publicado em 24/01/2022, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura romana encontrada durante as escavações no Reino Unido - Divulgação/High Speed Two Ltd 2022
Escultura romana encontrada durante as escavações no Reino Unido - Divulgação/High Speed Two Ltd 2022

Os vestígios de uma antiga e próspera cidade romana foram identificados por uma equipe de arqueólogos do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA) Headland Infrastructure, que vem escavando o distrito de South Northamptonshire, no Reino Unido, desde 2021.

A região é examinada pelos pesquisadores antes de receber a ferrovia de alta velocidade HS2, o que acabou revelando o verdadeiro tesouro arqueológico, que inclui 300 moedas romanas, peças de cerâmica, poços de água, uma estrada e até algemas.

Trata-se de Blackgrounds — conhecida por esse nome por seu solo preto —, que foi de uma vila da Idade do Ferro para uma cidade romana de modo extremamente rápido. Antes, a região contava com não muito mais que 30 casas perto de uma estrada, mas, com o tempo, passou a ter novos edifícios e estradas de pedra.

Moedas romanas encontradas na antiga cidade / Crédito: Divulgação/High Speed Two Ltd 2022

A “romanização” da aldeia, em que costumes do Império Romano começaram a ser implementados pelos moradores, fez com que o local se tornasse cada vez mais movimentado. Lá, passaram a existir novos costumes, produtos e técnicas de construção.

“O que você veria é uma colmeia inteira de atividades, pessoas fazendo coisas diferentes — pessoas vivendo, pessoas trabalhando e negociando também”, explicou James West, gerente do MOLA, em vídeo, como reportou o Live Science.

Durante o projeto de escavação, foi possível descobrir detalhes sobre a cidade, embora os arqueólogos já soubessem de sua existência antes mesmo da construção da ferrovia. Eles apenas não sabiam que ela estava em um estado de preservação tão impressionante.

Escavações realizadas em South Northamptonshire, no Reino Unido / Crédito: Divulgação/High Speed Two Ltd 2022

Entre as descobertas mais notáveis, estava uma estrada romana de 10 metros de largura, considerada "excepcional em seu tamanho", visto que a maioria geralmente não ultrapassava os quatro metros de largura. Ela poderia ter ajudado a cidade a se tornar um próspero centro comercial.

Em relação ao conjunto de algema encontrado, os pesquisadores sugerem em comunicado que sua presença no local indica que Blackgrounds poderia contar com trabalho escravo ou atividade criminosa.