Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Jornalista

Rússia prende jornalista americano por suspeita de espionagem

Repórter do The Wall Street Journal é primeiro jornalista americano a ser preso na Rússia desde o fim da Guerra Fria

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/03/2023, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jornal impresso do The Wall Street Journal - Getty Images
Jornal impresso do The Wall Street Journal - Getty Images

O serviço de segurança da Rússia, FSB, anunciou nesta quinta-feira, 30, a detenção de um repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal por suspeita de espionagem.

Segundo o órgão, Evan Gershkovich foi preso na cidade de Ecaterimburgo enquanto tentava obter informações governamentais secretas sobre uma instalação militar da Rússia. O The Wall Street Journal, por outro lado, nega a acusação e exige a libertação imediata do jornalista.

De acordo com o portal de notícias g1, o jornalista é o primeiro repórter de um meio de comunicação americano a ser preso sob acusação de espionagem no país desde a época da Guerra Fria. O caso ocorre em meio ao acirramento das tensões entre as duas nações em razão da guerra na Ucrânia.

Funções não jornalísticas

A ministra de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que a prisão não tem qualquer relação com as atividades jornalísticas do americano. Ela diz que Gershkovich realizava "funções não jornalísticas" em Ecaterimburgo. O jornal, no entanto, destacou que o repórter é um profissional dedicado e confiável que trabalha para eles.

O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a libertação imediata de nosso confiável e dedicado repórter, Evan Gershkovich. Somos solidários com Evan e sua família", disse o jornal, em comunicado.

Gershkovich escreve sobre a Rússia desde 2017 e já trabalhou no jornal The Moscow Times e na agência de notícias francesa Agence-France Presse. Nos últimos meses, ele se dedicou em realizar a cobertura da política russa, bem como do conflito na Ucrânia.