Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Satélite espião norte-coreano teria fotografado o Pentágono e a Casa Branca

Segundo a mídia estatal norte-coreana, o satélite teria capturado imagens de cidades e bases militares na Coreia do Sul, Guam, Itália e Washington

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/11/2023, às 09h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images
O líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images

A Coreia do Norte lançou, na semana passada, seu primeiro satélite espião em uma órbita global, o que tem sido considerado um marco significativo em suas capacidades de vigilância.

Na última terça-feira, a mídia do país informou que o líder Kim Jong Un examinou fotografias da Casa Branca, do Pentágono e dos porta-aviões dos Estados Unidos na base naval de Norfolk, as quais teriam sido capturadas pelo novo sistema.

Monitoração

O satélite de reconhecimento foi projetado, segundo a Coreia do Norte, para monitorar os movimentos militares dos EUA e da Coreia do Sul.

De acordo com a Reuters, a mídia estatal norte-coreana relatou que o satélite capturou imagens de cidades e bases militares na Coreia do Sul, Guam, Itália e na capital dos EUA.

Chad O'Carroll, fundador do site NK News dedicado à Coreia do Norte, comparou os relatos da KCNA a uma sensação de empolgação ao compartilhar um brinquedo desejado no Natal:

Lembra-se de quando você ganhou aquele brinquedo que sempre quis no Natal e ficou tão empolgado que queria contar a todos sobre ele?".

Até o momento, Pyongyang não divulgou nenhuma imagem, deixando analistas e governos estrangeiros em um debate sobre a real capacidade do novo satélite.