Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Sem símbolo confederado: nova bandeira é aprovada no Mississippi

O símbolo que representava os estados contrários à abolição da escravidão no século 19, hoje é associado a supremacistas brancos

Giovanna Gomes Publicado em 04/11/2020, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova bandeira do estado - Reprodução
Nova bandeira do estado - Reprodução

Nesta terça-feira, 3, eleitores do Mississippi votaram a favor da retirada de um símbolo racista da bandeira do estado. O símbolo representava os confederados, os estados do sul, os quais defendiam que a escravidão deveria permanecer nos EUA durante a Guerra Civil americana (1861-1865).

A nova bandeira conta com uma magnólia e a inscrição "In God We Trust" ("Confiamos em Deus"). O Mississippi foi o último estado a retirar o símbolo racista de sua bandeira, sendo que, no ano de 2001, a maioria dos eleitores optou por manter a antiga bandeira com a cruz azul na diagonal e com 13 estrelas brancas em um fundo vermelho.

Antiga bandeira do estado - Crédito: Rogelio V. Solis/ Crédito: Divulgação

A mudança se deu após uma série de protestos antirracistas que tomaram as ruas do estado e também de todo o país.

As manifestações obtiveram ainda mais força após o assassinato de George Floyd, homem negro que foi morto após um policial sufocá-lo ao manter o joelho pressionado contra seu pescoço em uma abordagem racista em Mineápolis.