Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bennu

Surpreendente amostra completa do ‘perigoso’ asteroide Bennu é revelada

A espaçonave OSIRIS-REx estava no espaço e pousou na Terra em setembro, mas somente agora a cápsula pôde ser aberta; conteúdo surpreende

Isabelly de Lima Publicado em 23/01/2024, às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Visão de cima para baixo da OSIRIS-REx com a tampa removida - Reprodução / NASA
Visão de cima para baixo da OSIRIS-REx com a tampa removida - Reprodução / NASA

Os cientistas da NASA alcançaram um marco significativo ao desmontarem o recipiente contendo rochas retiradas do asteroide Bennu, classificado como "potencialmente perigoso". A amostra, composta por aproximadamente 8,8 onças (250 gramas) de entulho rochoso, foi coletada pela espaçonave OSIRIS-REx, marcando o primeiro pedaço de uma rocha espacial capturado por uma missão da NASA.

Depois de pousar no deserto de Utah em 24 de setembro, a cápsula OSIRIS-REx foi transportada para o Centro Espacial Johnson da NASA, em Houston. No entanto, a desmontagem enfrentou desafios, com dois dos 35 fixadores da cápsula ficando presos.

Engenheiros da NASA responderam desenvolvendo duas ferramentas personalizadas semelhantes a grampos, fabricadas a partir do zero com aço cirúrgico. Essas ferramentas foram cruciais para a abertura da cápsula em 11 de janeiro, de acordo com o portal Live Science.

A missão OSIRIS-REx dedicou quase dois anos à busca por um local de aterragem na superfície acidentada de Bennu antes da coleta da amostra. Ao fazer contato com o asteroide, a OSIRIS-REx utilizou uma rajada de nitrogênio de seu mecanismo de aquisição de amostras Touch-and-Go, garantindo o pouso seguro e a prevenção do afundamento da nave no asteroide, além de capturar a preciosa amostra.

Revelações da cápsula

O conteúdo esperado da cápsula revelou rochas com aproximadamente 4,5 bilhões de anos, originárias dos primeiros anos do sistema solar. Essas rochas contêm elementos primordiais que se acredita terem desencadeado a vida na Terra, incluindo a uracila, uma das nucleobases do RNA, recentemente encontrado no asteroide Ryugu pela espaçonave Hayabusa2 da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

A equipe científica da missão OSIRIS-REx tem grandes expectativas, buscando identificar outros precursores biológicos na amostra de Bennu, que poderiam fornecer pistas cruciais sobre a origem e evolução da vida em nosso planeta.